Eu odeio Getúlio por ter sido um ditador sanguinário que perseguia opositores como quem bebe água. A primeira parte do governo foi muito boa, mas depois, foi ganancioso, deu um golpe, virou ditador. Resumindo: estragou tudo que havia feito.
Sobre quem o ama, só vê a parte boa e esquece das coisas ruins, que ao meu ver são maioria
eles respondem
anônimo
24/08/2019 12h03
Vargas errou é muito, mas se vc se importa com o Brasil é intende sua história, sabe que Vargas foi o melhor presidente que o Brasil já teve, Vargas o "pai dos pobres".
24/08/2019 12h17
Ele só virou "herói" da esquerda muito depois de sua morte. Em vida foi sempre acusado de antipatriota, entreguista, fantoche americano, serviçal do capital internacional e foi sabotado de todas as formas possível pelo Partido Comunista brasileiro.

Hoje em dia, passado quase um século, ainda é difícil analisar o fenômeno Getúlio sob perspectiva rigorosamente histórica. Embora sua memória política já tenha virado uma sombra distante na mentalidade do povo, ainda há disputas ideológicas pelo legado positivo dele segundo o senso comum.

Por exemplo, criticamos a CLT. Falam que ela é fascista, o que é mentira, mas é a velha história, repetiram tanto que virou verdade, nem perco meu tempo. Em 2019, com internet e o escambal, óbvio que a rigidez e paternalismo dela é antiquado, até prejudicial. Mas amigos, quando a Consolidação foi publicada, fazia pouco mais de 50 anos apenas que tinha acabado a escravidão. Pensa no trabalhador urbano ou rural dessa época, a maioria analfabeto, totalmente submisso e vulnerável a todo tipo de exploração. A legislação foi extraordinária, revolucionária, essencial mesmo na época.

Enfim, não quero gastar neurônios a toa. Bom fim de semana.