Acho que os dois casos...
Tanto que existem pessoas tímidas que com o tempo aprendem a interagir e socializar, nesse caso era personalidade e modificou com a vivência...
Mas existe o contrário também, pessoas que começaram a ficar reprimidas e não interagir tanto, por algumas situações que viveram.
anônima
24/08/2019 12h15
Good question!
Acho que é uma combinação de ambos.
Pelo menos no meu caso foi. Eu já tinha certa predisposição para a timidez e as vivências só acentuaram-na.
anônima
24/08/2019 12h13
Credo! Iniciei um trabalho a pouco com esse tema.
É um conjunto da personalidade com a vivência. Vc vai encontrar variações sobre isso.
anônima
24/08/2019 13h12
é um pouco dos dois
24/08/2019 13h18
Sou tímida, em entrevista é o fim. Fico qierensk desistir pra não ter que falar sobre mim
24/08/2019 14h38
A escola é um espaço que reprime o aluno. Mas não a principal causadora da timidez.
O modo como os pais criam seus filhos também pode ser um dos fatores.
anônima
24/08/2019 14h45
Creio que um pouco dos dois, mas seja pelo motivo que for, só sei que é uma bosta ser tímida... isso só me atrapalha
eles respondem
anônimo
24/08/2019 12h16
Boa pergunta.
Acredito que seja pela vivência. Eu olho para alguns primos meu, vejo que são tudo porra loca, e quando se olha a criação que tiveram, foi livre, solta, sempre no meio da galera desde pequeno e participando de tudo.
Eu sou extremamente tímido e minha criação foi totalmente diferente da deles, sempre mais em casa, meus pais nunca saiam ou me proporcionavam essa criação mais livre, então acho que tem total influência.
anônimo
24/08/2019 12h23
Timidez é um problema psicológico causado por algum fator da pra se livrar dela com o esforço mas ela sempre vai estar ali oque não pode é deixar ela te travar e impedir vc de viver
24/08/2019 14h46
Complicado te responder isso, quando eu era menor, era aquela criança que sorria pra todos, era brincalhão, sempre alegre...
Na adolescência ( costumo chamar de meu período de sombras kkk), eu me fechei em uma bolha, virei um babaca, que não socializava com ninguém)...
Hoje eu estou em outra fase, onde procuro mais interações, estou saindo da bolha, com isso venho me tornando mais comunicativo e perdendo essa timidez que eu tinha.
Espero continuar assim, quem sabe melhorar kkk
anônimo
24/08/2019 12h14
Eu acho que a partir das nossas experiências vamos nos retraindo.
anônimo
24/08/2019 14h40
Eu acredito que se torna.