Na minha opinião a estabilidade estimula o descaso com a sociedade, pois o máximo que pode ocorrer é um processo administrativo, sendo que a pessoa ainda vai continuar no emprego só que em outra função, quando o processo ocorre, (corrijam-me se eu estiver errado). Devido a essa estabilidade encontramos professores descompromissados com o ensino, mal atendimento médico, atendentes ignorantes (no sentido de tratar mal as pessoas) e muitas outras coisas que ocorre.

eles perguntam
6 8
elas respondem
anônima
02/04/2016 11h18
Sou funcionária pública de carreira e o descaso não vem da parte do funcionário, mas sim da gestão, falta condições mínimas para dar um atendimento adequado. Cheguei a trabalhar o ano de 2015 inteiro recebendo meu salário atrasado. Nem por isso faltei.
Pense: eu faria alguma denúncia contra os políticos e seus amigos empresários, se eu não fosse estável??? A estabilidade é necessária, sem ela, quem seria contratado? Somente os amigos dos políticos, se a corrupção já rola solta, imagina se fosse dessa maneira. E tem mais, quase nunca o processo administrativo é instaurado, pq isso é função da chefia, que quase sempre é cargo de confiança filiado a algum partido da coligação, assim, mais uma vez, o erro é de gestão. E sim, o processo administrativo pode gerar demissão, e há casos que a pessoa jamais poderá ser funcionária pública ainda que passe em outro concurso.
anônima
22/03/2019 18h01
Por isso que o serviço na iniciativa privada é lindo. Tirando a estabilidade as pessoas ficariam a mercê do presente governo. E um servidor público não deve ficar sujeito a mandos e desmandos do presente, pois vira uma maior bagunça. Começa assim: suja a imagem do servidor público, estimula uma briga entre servidor público e empregados da CLT, tira a estabilidade, depois cancela concursos públicos. E assim, pra ocupar cargos bastaria ser cabo eleitoral ou conhecido de quem tá mandando, o Brasil já teve época assim...aconselho vc procurar mais sobre isso. Veja quão perfeito eram os serviços públicos sem estabilidade dos que mamavam na teta do Estado, -sem concurso e sem estabilidade.
É incrível ver hj as pessoas LUTANDO para regredir, talvez por ignorância e manipulação. Algo lamentável.
anônima
19/03/2016 09h00
Bom dia, @mysticboo
anônima
27/12/2016 03h30
Com ctz
Isso eh o erro..o pessoal eh folgado
Eu sou..adoro a estabilidade
Tenho medo de perder..
22/03/2019 14h14
Se não tivesse estabilidade quase ninguém ia querer, eu por exemplo não ia querer.
Acho que existe muito mais alunos descompromissados do que professores.
anônima
22/03/2019 19h36
O problema não é a estabilidade,o caso é que muitos funcionários trabalham mal e porcamente e nada acontece com eles,isso é foda,essa questão deveria ser melhor apurada
eles respondem
22/03/2019 14h08
Já que pediu pra te corrigir caso estivesse errado, lá vai: "vc está errado". A estabilidade, além de um direito do servidor público, é uma garantia de continuidade do serviço público, para que a gestão pública, temporária, não atrapalhe as atividades da administração pública, q tem caráter permanente. O que tem que melhorar é o repasse de verbas adequado para o desenvolvimento da adm pública. Profissionais ruins vc tem em todos os lugares, não é só no serviço público. Se a legislação for seguida, servidor público pode ser exonerado, tanto por 'abandonar o cargo' ou por um desempenho medíocre.
anônimo
22/03/2019 19h27
NÃO! Imagine alguém que trabalhe no setor de licitações. Se o cara não der um jeito pra empresa de tal pessoa ganhar ele é demitido. Isso e fora outros milhões de casos, onde a estabilidade garante que não ngm tenha medo de exercer sua função.
anônimo
27/12/2016 01h12
A estabilidade é essencial para evitar que os políticos usem os funcionários como empregados deles. A estabilidade permite que os servidores tenham autonomia e se neguem a fazer campanha para político ou agir de acordo com os interesses particulares destes. Não fosse a estabilidade apenas quem fosse apadrinhado de político iria trabalhar na esfera pública.
anônimo
02/04/2016 04h04
Acredito que não necessariamente, principalmente se levarmos em consideração a inclusão do princípio da eficiência como um dos norteadores da administração pública. Agora o controle dessa ainda está sendo melhor desenvolvido, principalmente o interno. Temos que considerar que a estabilidade é importante para evitar desligamentos arbitrários e pressões psicológicas nesse sentido, a fim de beneficiar apadrinhados políticos
anônimo
02/04/2016 15h43
acho eu q não, pois na iniciativa privada tem mt vagabundo e não muda em nd
anônimo
22/03/2019 18h07
Acho que são duas coisas que pesam nisso: descaso por parte de alguns ou más condições de trabalho, podendo estarem aliadas ou não.
anônimo
22/03/2019 19h21
O assunto fica melhor entendido quando sabemos diferenciar, ao máximo, o trabalho desempenhado no setor público e no setor privado.

O instituto da estabilidade visa, por um lado, compensar a falta de alguns direitos trabalhistas inerentes ao setor privado, como o FGTS por exemplo. Ou seja, no serviço público o servidor pode trabalhar por décadas, mas quando for desligado do serviço, não terá direito ao fundo de garantia de por tempo serviço, bem como outros diretos. Por outro lado, certo é que muitos, infelizmente, abusam dessa garantia constitucional para outros fins (principalmente na esferal municipal).

Além disso, a estabilidade visa principalmente garantir que o servidor cumpra suas atribuições, livres de mandos e desmandos de governantes ou quaisquer autoridades superiores ligados à estrutura do órgão ou entidade à qual pertence o agente público. Quer um exemplo? Vide o caso das prisões de políticos pela policia federal (lembre-se que a PF é diretamente subordinada ao Presidente da república). A estabilidade permite vc trabalhar de acordo com a lei, sem sofrer ameaças e assédios de seus superiores, e ainda, denunciar qualquer caso grave de corrupção ou crimes sem sofrer represálias por isso. Agora, quero ver vc denunciar seu chefe ou patrão da sua empresa para a justiça se ele estiver cometendo algum crime...