1.32K  22/07/2020 11h27

Eu penso com frequência sobre quando esse dia chegar. Amo a minha vida e vivo-a intensamente, mas de uns tempos pra cá venho refletindo sobre quando tudo isso acabar. Imagina não poder ver o sol, família, amigos e tudo que mais amo. Envelhecer me dá angústia não pela estética em si, mas por me lembrar que a morte ficará cada vez mais próxima.
O que pensam sobre o assunto?

elas perguntam
25 13
eles respondem
anônimo
07/09/2019 01h29
Eu parei para refletir sobre isso pela primeira vez com 12 anos, mais ou menos. Lembro q chorei mt e achei TD mt injusto, nessa época eu era cristão.

Desde lá, eu sempre preparei minha mente e coração para aceitar que é uma parte natural da vida, talvez eu seja meio frio em relação a isso, me dá tristeza qnd alguém próximo morre, mas não me vejo sofrendo tanto quanto algumas pessoas sofrem. Eu aceito de forma mais natural, de forma mais compreensiva.

Em relação a idade, velhice e etc, já refleti sobre tbm, e acho q a divisão é totalmente ant-produtiva e ant-funcional. O corpo humano não é tão perfeito como nos fazem crer, caso vc olhe por esse aspecto.

Se vc parar para pensar, infância, jovialidade, "adultice" e velhice, do ponto de vista biológico, é mt mal distribuído, as primeiras fases de nossa vida tinham q ser estendidas (aumentando os períodos de anos entre uma e outra) , enquanto a última, reduzida.

Por exemplo: As mulheres entram na menopausa lá pelos 40 anos e homens começam a ter problemas de disfunção erétil com 50 anos. Baseando se em uma longevidade de 90 anos, olha qnt tempo de vida ainda temos e nosso corpo já está falindo, biologicamente falando.

Esse é só um exemplo, ainda teria as questões estéticas, de agilidade, de força, de raciocínio, sobrevivência e etc. A parte da velhice, em que nossas capacidades começam a se deteriorar até chegar na morte, deveria durar no máximo uns 20 anos e não uns 50,40 anos, como acontece.
07/09/2019 00h24
Acho que o maior medo de todos é não saber definitivamente o que acontece após a morte. Há várias explicações de acordo com cada religião pelo planeta, no entanto são serão provadas com a morte, e isso é de cunho personalíssimo.
Depois que encontrei as repostas que buscava, perdi o medo da morte, afirmo convictamente. Poderia morrer agora, que morreria feliz e com sentimento de gratidão por ter pisado neste mundo. A vida é um presente!
06/09/2019 13h23
Normal, o futuro guarda pra nós angústia e sofrimento, você ainda vai desejar morrer. Eu pelo menos tô esperando o meteoro
anônimo
06/09/2019 23h42
Prefiro não perder tempo do pouco tempo que teremos vivos, pensando em coisas do tipo.

Se você for pensar fora da casinha, verá o quanto é insignificantemente importante para o universo. Insignificante porque perante o tudo, somos nada. Importante porque ajudamos na "renovação" do futuro, seja como for.

Você pode morrer amanhã e ter milesegundos para "pensar no quanto é importante amigos e família", então aproveite o tempo que têm consciência e total liberdade para fazer o que você quiser, tipo abraçar seus pais e irmãos, ou tomar uma bera com tua amiga.
anônimo
06/09/2019 23h36
Não penso nada. Apenas aproveito. A vida em si é sofrimento como já diz uma das quatro verdades do budismo. Vc pensa dessa forma porque seu estado mental atual é um subproduto da juventude na qual vc vivencia no momento. Se tiveres o privilégio de chegar na terceira idade um dia, vai se conformar com seu status quo e se adaptar com as mudanças q seu corpo e sua mente sofrerem.
06/09/2019 13h40
Não a nada que podemos fazer em relação a isso a morta sorri para todos e tudo que podemos fazer é sorrir de volta
06/09/2019 13h33
Vou te encontrar vestida de cetim,
Pois em qualquer lugar esperas só por mim
E no teu beijo provar o gosto estranho que eu quero e não desejo
Mas tenho que encontrar
Vem, mas demore a chegar
Eu te detesto e amo morte, morte, morte
Que talvez seja o segredo desta vida
06/09/2019 13h26
Acho trágico, mas reflete a ordem natural da existência, um dia até mesmo o Sol terá seu fim.
anônimo
06/09/2019 13h24
Sobre o envelhecer quero ter muita história para lembrar e sobre a morte é algo que não quero que chegue nunca
06/09/2019 13h25
Não necessariamente precisamos passar por isso, às vezes um cara bêbado não para no sinal vermelho e pow! Pode ter 20 aninhos que já era.
06/09/2019 13h26
Triste, mas faz parte :/
22/07/2020 11h21
Não penso. A filosofia me conforta quanto à morte. "A morte existe quando nós existimos, mas ela não existe quando nós não existimos mais" então temer o quê? Apenas viva!
22/07/2020 11h12
odeio a ideia de ficar velho, por mim eu morria com 27
22/07/2020 11h10
Algo natural... . Quanto mais cedo nos preparamos para isso, melhor será!
22/07/2020 11h09
Procuro não pensar sobre isso
anônimo
22/07/2020 11h27
Prefiro morrer antes de chegar aos 75 ou 80 anos. Acho agonizante aqueles velhos (imortais) que ficam pedrificados na cama ou no sofá o dia todo.
anônimo
07/09/2019 09h58
Prefiro não pensar e acho que não é uma boa coisa pensar..
Fico triste em pensar que todos nós temos os dias contados e que cedo ou tarde vamos ver pessoas que gostamos ir embora...
07/09/2019 08h59
processo natural apenas
anônimo
06/09/2019 13h22
Acho tudo inutil
anônimo
07/09/2019 00h01
A morte é uma coisa que mata a gente e envelhece é o processo da norte
anônimo
06/09/2019 23h59
Parte do pacote.
anônimo
06/09/2019 13h24
Não tenho medo de envelhecer. Agora, acho que todos nós temos questões com a morte.
06/09/2019 23h26
Isso porque somos muito indentificados com o corpo. No zen, a morte não tem esse impacto todo, é só um trocar de roupas.
06/09/2019 23h21
Escutem essa musica
anônimo
06/09/2019 23h19
Natural
elas respondem
anônima
06/09/2019 13h25
Ordem natural da vida, não tenho o que pensar. Todos iremos morrer um dia.
anônima
06/09/2019 13h23
Não existe morte e sim uma passagem de vida para outra.
anônima
22/07/2020 11h25
Eu tenho medo de morrer sem ter realizado algumas coisas em minha vida.
anônima
22/07/2020 11h24
Inevitável !
22/07/2020 11h23
Processos da vida
anônima
06/09/2019 13h30
Não perco muito meu tempo pensando nisso, "quando existimos não existe a morte".

Agora, lidar com as rugas vai ser difícil pra mim.
anônima
22/07/2020 11h08
Ás vezes me pego pensando na morte (penso com relativa frequência nela mas com bastante serenidade) a pior parte é saber que cedo ou tarde vamos perder a companhia de pessoas amadas e isso é angustiante, mais angustiante que a eminência de nossa própria morte. Quando começo a sentir uma pontinha de medo penso em quantas pessoas já se foram antes de mim, quantas estiveram um dia com a minha idade e que hoje são só lembrança (ou nem isso), quantas mortes (de ilustres a anônimos) já aconteceram à luz desse mesmo sol que hoje está brilhando sobre a minha cabeça. Pessoas que um dia viveram o presente e agora são só uma sombra do passado, o que significa minha vida comparada a idade do sol, do universo ?. Acho que algumas pessoas se desesperam com a própria morte quando percebem que depois que partirem o mundo vai continuar sendo mundo, nada vai mudar, o sol vai continuar brilhando como se nada tivesse acontecido e tudo vai continuar exatamente igual.
07/09/2019 09h55
Algo natural.
07/09/2019 09h54
Eu sou uma pessoa que acredita na espiritualidade da vida, é isso que me salva e ter a certeza que tudo isso será alguma coisa dada ao nosso dever de ser ou ter cumprido alguma missão aqui na terra. Então já estou conformada de tudo isso.
anônima
07/09/2019 08h57
Me sinto mal...
06/09/2019 23h38
Eu tenho mt medo de envelhecer :(
06/09/2019 15h24
Morrer? Descanso.
Envelhecer? Debilitante.
anônima
06/09/2019 13h37
Ciclo da vida, nascemos, crescemos e morremos..
a partir do momento que pensamos sobre isso começamos a dar valor cada momento da vida, seja ele bom ou ruim, pq um dia tudo vai passar,