Eu penso com frequência sobre quando esse dia chegar. Amo a minha vida e vivo-a intensamente, mas de uns tempos pra cá venho refletindo sobre quando tudo isso acabar. Imagina não poder ver o sol, família, amigos e tudo que mais amo. Envelhecer me dá angústia não pela estética em si, mas por me lembrar que a morte ficará cada vez mais próxima.
O que pensam sobre o assunto?
Eu parei para refletir sobre isso pela primeira vez com 12 anos, mais ou menos. Lembro q chorei mt e achei TD mt injusto, nessa época eu era cristão.
Desde lá, eu sempre preparei minha mente e coração para aceitar que é uma parte natural da vida, talvez eu seja meio frio em relação a isso, me dá tristeza qnd alguém próximo morre, mas não me vejo sofrendo tanto quanto algumas pessoas sofrem. Eu aceito de forma mais natural, de forma mais compreensiva.
Em relação a idade, velhice e etc, já refleti sobre tbm, e acho q a divisão é totalmente ant-produtiva e ant-funcional. O corpo humano não é tão perfeito como nos fazem crer, caso vc olhe por esse aspecto.
Se vc parar para pensar, infância, jovialidade, "adultice" e velhice, do ponto de vista biológico, é mt mal distribuído, as primeiras fases de nossa vida tinham q ser estendidas (aumentando os períodos de anos entre uma e outra) , enquanto a última, reduzida.
Por exemplo: As mulheres entram na menopausa lá pelos 40 anos e homens começam a ter problemas de disfunção erétil com 50 anos. Baseando se em uma longevidade de 90 anos, olha qnt tempo de vida ainda temos e nosso corpo já está falindo, biologicamente falando.
Esse é só um exemplo, ainda teria as questões estéticas, de agilidade, de força, de raciocínio, sobrevivência e etc. A parte da velhice, em que nossas capacidades começam a se deteriorar até chegar na morte, deveria durar no máximo uns 20 anos e não uns 50,40 anos, como acontece.
Acho que o maior medo de todos é não saber definitivamente o que acontece após a morte. Há várias explicações de acordo com cada religião pelo planeta, no entanto são serão provadas com a morte, e isso é de cunho personalíssimo.
Depois que encontrei as repostas que buscava, perdi o medo da morte, afirmo convictamente. Poderia morrer agora, que morreria feliz e com sentimento de gratidão por ter pisado neste mundo. A vida é um presente!
Prefiro não perder tempo do pouco tempo que teremos vivos, pensando em coisas do tipo.
Se você for pensar fora da casinha, verá o quanto é insignificantemente importante para o universo. Insignificante porque perante o tudo, somos nada. Importante porque ajudamos na "renovação" do futuro, seja como for.
Você pode morrer amanhã e ter milesegundos para "pensar no quanto é importante amigos e família", então aproveite o tempo que têm consciência e total liberdade para fazer o que você quiser, tipo abraçar seus pais e irmãos, ou tomar uma bera com tua amiga.
Não penso nada. Apenas aproveito. A vida em si é sofrimento como já diz uma das quatro verdades do budismo. Vc pensa dessa forma porque seu estado mental atual é um subproduto da juventude na qual vc vivencia no momento. Se tiveres o privilégio de chegar na terceira idade um dia, vai se conformar com seu status quo e se adaptar com as mudanças q seu corpo e sua mente sofrerem.
Vou te encontrar vestida de cetim,
Pois em qualquer lugar esperas só por mim
E no teu beijo provar o gosto estranho que eu quero e não desejo
Mas tenho que encontrar
Vem, mas demore a chegar
Eu te detesto e amo morte, morte, morte
Que talvez seja o segredo desta vida
Não penso. A filosofia me conforta quanto à morte. "A morte existe quando nós existimos, mas ela não existe quando nós não existimos mais" então temer o quê? Apenas viva!
Prefiro não pensar e acho que não é uma boa coisa pensar..
Fico triste em pensar que todos nós temos os dias contados e que cedo ou tarde vamos ver pessoas que gostamos ir embora...
Ás vezes me pego pensando na morte (penso com relativa frequência nela mas com bastante serenidade) a pior parte é saber que cedo ou tarde vamos perder a companhia de pessoas amadas e isso é angustiante, mais angustiante que a eminência de nossa própria morte. Quando começo a sentir uma pontinha de medo penso em quantas pessoas já se foram antes de mim, quantas estiveram um dia com a minha idade e que hoje são só lembrança (ou nem isso), quantas mortes (de ilustres a anônimos) já aconteceram à luz desse mesmo sol que hoje está brilhando sobre a minha cabeça. Pessoas que um dia viveram o presente e agora são só uma sombra do passado, o que significa minha vida comparada a idade do sol, do universo ?. Acho que algumas pessoas se desesperam com a própria morte quando percebem que depois que partirem o mundo vai continuar sendo mundo, nada vai mudar, o sol vai continuar brilhando como se nada tivesse acontecido e tudo vai continuar exatamente igual.
Eu sou uma pessoa que acredita na espiritualidade da vida, é isso que me salva e ter a certeza que tudo isso será alguma coisa dada ao nosso dever de ser ou ter cumprido alguma missão aqui na terra. Então já estou conformada de tudo isso.
Ciclo da vida, nascemos, crescemos e morremos..
a partir do momento que pensamos sobre isso começamos a dar valor cada momento da vida, seja ele bom ou ruim, pq um dia tudo vai passar,