Você já pensou em suicídio ?
Conhece alguém que fala em suicídio ?
Perdeu alguém por causa do suicício ?

Vamos falar sobre o assunto.

elas perguntam
18 17
eles respondem
17/09/2019 09h36
Surte sim, é bom falar a respeito, mostrar preocupação. Aqui na empresa tem palestras e discussões.
15/08/2020 22h02
Espero que essas campanhas auxiliem, pois ainda sou adapto de uma frase filosófica:

“O suicídio é uma solução definitiva para uma questão provisória” por Cortella
anônimo
15/08/2020 21h13
Já tentei umas 2 vezes e ainda penso sobre as vezes.
Já tentei conversar com as pessoas, mas nunca da certo, já desisti.
Se a situação piorar eu mesmo procuro um médico, não tenho com quem contar.

*Tenho um pouco de fobia social, então não me sinto bem quando estou rodeado de gente, dai já viu o tormento que é no dia a dia...
17/09/2019 10h34
Surte, mas não o bastante. Como se quem está em janeiro aguentasse esperar setembro pra ser ajudado. Como se após setembro, não precisasse de tanto apoio. É preciso um Ano Amarelo, afinal, quem pensa é o tempo todo em qualquer data, e não é com slogan e propaganda por 1 mês que isso vai deixar de ser um assunto delicado. O incentivo à prevenção, palestras, o debate, enfim, dar importância ao assunto deve ser algo constante. Não deve ser um tabu.

A campanha deve combater o desinteresse principalmente dos próximos ao suicida. Muitas vezes, por desconhecimento de um e vergonha do outro, o apoio não chega. Muitas vezes o próprio suicida não entende que há ajuda, CVV, tratamento e se afunda mais na solidão. Ainda hoje há muita gente que chama depressão de frescura. Vi esses dias um humorista metido a doutor passando vergonha na internet falando isso, chamando a galera de fresca e fraca.

AIDS já passou por épocas obscuras, já foi taxada de doença de gay, e foi combatida partindo da divulgação de conhecimento sobre o assunto. Segundo a OMS, 9 de 10 suicídios podem ser evitados, se a pessoa tiver apoio e ajuda. A prevenção parte do estímulo à conscientização.
anônimo
06/09/2019 23h26
Sou muito novo ainda pra pensar em suicidio, tenho só 19 anos.

Conheci pessoas com perfil suicida, normalmente não pensam no futuro e qualquer problema parece desabar na cabeça.
Precisam de ajuda.
15/08/2020 22h03
Só de chamar atenção já é válido.
anônimo
17/09/2019 08h53
Espero que sim,pq tem muitos que tentam se matar,e infelizmente muito deboche para os que tem depressão, graças a deus não tenho,mais já vi alguns casos.
17/09/2019 08h54
Acho q tudo surte efeito nessa vida, tanto negativo quanto positivo
17/09/2019 15h13
sim, lembra pros que querem se matar que eles querem se matar! aqui no poupa tempo ta tendo essa campanha mas acho merda na moral. tem umas fitinhas amarelas penduradas nos pcs com umas frases de incentivo.kkkkkkk
anônimo
17/09/2019 10h43
Custa nada ajudar ou mostrar interesse em alguém que precise.
Ontem li uma matéria, de um guarda no metrô em SP, que ajudou o rapaz que queria se matar.
Pequenos gestos, grandes mudanças!
anônimo
07/09/2019 00h19
Acho que tem muitos efeitos (positivo e negativo) mas é um assunto que precisa de espaço pra discutir. Acho que no final das contas é melhor que haja.
06/09/2019 23h42
Já tive ideação suicida por consequência da depressão maior, é barra pesada mesmo.
06/09/2019 23h27
Deve de ter algum efeito sim!
06/09/2019 23h28
penso todos os dias, mas prometi pra uma pessoa que não faria nada, apesar dessa pessoa ter quebrado a promessa dela e ter se matado </3, eu acredito que a força do ódio e capaz de fazer qualquer coisa, ate me manter vivo :)
anônimo
06/09/2019 23h32
Eu acho que é uma campanha que pode ajudar, talvez salve alguém.
Sim, eu já pensei, e penso ainda inclusive.
anônimo
06/09/2019 23h40
Já pensei bastante em suicídio, comecei a pensar nisso com 13 anos.
Uma colega minha já tentou se matar, mas não era muito próximo.
Ainda bem que não.
anônimo
06/09/2019 23h40
Não tá dando certo pra mim não
15/08/2020 22h00
Não adianta. Já me matei várias vezes nesse mês.
elas respondem
anônima
06/09/2019 23h48
Penso em suicídio todos os dias, mas e o medo de realmente existir o vale dos suicidas?
anônima
17/09/2019 08h58
Só marketing. Alguém deve ganhar com isso e com certeza não são as pessoas que pensam em suicídio.
O que “resolve” mesmo é o veneno que o psiquiatra receita.
Sim penso sobre isso e sei que um dia irei concretizar. As pessoas acham estranho, eu acho normal.
17/09/2019 15h42
Claro que não...
Um mês apenas não faz diferença... Precisamos lutar com isso diariamente!!
E não colocando essa merda de atores globais corruptos que vai adiantar algo! Mto pelo contrário, pode até piorar.. afinal os mesmos estão a serviço do capeta..
E quer saber? Detesto auto ajuda.. acho o mundo uma merdaaa e se eu pudesse ia embora tb....da pra entender uma pessoa que comete suicídio!
anônima
17/09/2019 09h38
Para as suas três perguntas: SIM.
anônima
17/09/2019 09h41
Sim, eu tenho ideações e até já fiz planos suicidas, mas acabei desistindo da ideia por falta do método.

Tirar a própria é algo muito difícil, não porque eu ache que ela valha a pena, mas porque é uma atitude totalmente contra os nossos instintos, além de ser muito doloroso e arriscadíssimo (risco de sobreviver com sequelas, como por exemplo, ficar tetraplégico). É preciso ter um bom método ao alcance pra ter coragem ou estar num nível de desespero tão grande a ponto de tentar qualquer coisa.

Eu tenho pavor do processo de morte (dor, a consciência de que estou morrendo, falta de ar, agonias). Talvez eu nunca chegue a cometer suicídio, morra de causa natural mesmo ou algum acidente, mas essa é uma ideia com a qual eu vou dormir e acordo pensando. Se eu pudesse deixar de existir de maneira tranquila, apenas deitar e não acordar mais, eu já teria feito há muito tempo.

Sobre o Setembro Amarelo: eu acho inútil. Acredito que quem está mesmo com o plano certo pra se matar, não vai deixar de cometer o ato por causa dessa campanha. Acho ela bem hipócrita, pra falar a verdade. Muitos dos que falam sobre esse Setembro Amarelo não tá nem aí pra quem está deprimido e pensando em se matar.
anônima
07/09/2019 00h31
Perdi o meu melhor amigo, que no caso, tinha os mesmos problemas que eu tenho...
06/09/2019 23h25
Acho que ajuda sim, principalmente se não fosse só em Setembro. Mas durante todo o ano.
anônima
06/09/2019 23h35
Nunca pensei graças a Deus, mas uma das minhas melhores amigas já pensou... e na minha família uma pessoa já tentou.
06/09/2019 23h44
Para falar a verdade, penso que a campanha deveria ser contínua e não somente uma vez por ano...
Sim, já pensei e às vezes ainda penso, porém digamos que sou covarde demais.
Tive fases piores entre 15- 17 anos.
Acho que todo ser humano possui seus altos e baixos, o problema é que alguns não conseguem superar esses momentos baixos e não conseguem sair sozinhos.
Nunca procurei ajuda e por enquanto não pretendo e/ou não consigo.
anônima
17/09/2019 09h35
E faz diferença pra mim?
Nem estou nem mesmo pensando sobre isso e os que fazem isso .
anônima
17/09/2019 09h40
Já tentei suicídio algumas vezes na vida.
E na minha opinião o Setembro Amarelo surte sim efeito, mas vai levar um bom tempo para que as pessoas entendam que depressão (a maior causa de suicídio) é uma doença e que não é comodismo, falta de Deus ou Jesus ou pessimismo. Sim, eu já ouvi tudo isso.
Não desejo a depressão pra ninguém. É o inferno na Terra.
anônima
17/09/2019 09h35
Do que adianta se nos outros 11 meses a maioria das pessoas volta a ser apático?
anônima
17/09/2019 10h56
acredito que possa influenciar
anônima
17/09/2019 15h37
Acredito que traz um tema a ser discutido, se surte o efeito que se precisa não sei, mas é legal ter esse debate. E acredito que traz mais uma conscientização de quem não sofre para ser mais "empático" do que no "candidato a suicida".
17/09/2019 15h41
Sim, pelo menos os temas vêm à tona. Ruim que muita gente que só tá passando um período ruim, que todo mundo tá sujeito, vem falar que tá com depressão pra querer atenção, mas...tem gente pra tudo.
Eu nunca pensei em suicídio não. Mas já tentei ajudar algumas pessoas.
anônima
17/09/2019 09h33
Sim;
Não;
anônima
17/09/2019 15h43
Eu acho que tem que ser falado sobre o suicídio em todos os dias. Não é só em setembro que morrem pessoas.
É preciso dizer os motivos que levam alguém a tentar isso.
Ajudar o amigo que não consegue o emprego, ajudar a mãe que surta com os filhos, a criança que sofre bullying.
Se tentassemos ser mais empático com o próximo, talvez diminuissimos a quantidade de suicídios que tem por aí, afora.
Talvez se tivesse mais palestras, mais conversas, mais respeito, mais apoio da mídia e redes sociais, poderia diminuir esses casos.