Do mesmo jeito que existe os FDP's do agronegócio, também há os FDP´s da questão ambiental. O correto é saber aproveitar os dois, com equilibro e racionalidade. Buscar a sustentabilidade é algo primordial, não apenas para a natureza, mas para a saúde das pessoas.
Veículos movidos a energia limpa e renovável, casas possuindo energia solar, alimentação regrada e sem exageros, enfim, a sustentabilidade é o futuro de tudo.
No entanto, algumas pessoas mal intencionadas se aproveitam disso fazendo lobby. Lembre-se que a maior parte da sociedade é pobre e que, sem modelos sustentáveis e baratos, fica inviável adotar para toda a população, e dai eles usam o argumento pró ambientalista para sufocar os concorrentes. É o que a Europa faz com os concorrentes no Agronegócio, pois eles são muito fracos nessa área.
Lembre-se que quem mais emite carbono do mundo são os países mais industrializados como China, EUA, Rússia, Índia, Alemanha... e etc... O Brasil é o que mais é amigo do meio ambiente e é também o que mais sofre pressão internacional, mas eles não são bobos, sabem que o Brasil tem potencial futuro de expansão e para justificar uma represaria, usam o meio ambiente como salvo conduto. É como aquele boato de que a Amazônia é o pulmão do mundo.
Na minha opinião, o agronegócio é essencial para grande parte da economia brasileira, porém, existe um descaso gigantesco com em relação ao meio ambiente, já presenciei "crimes ambientais" sem poder fazer nada em relação, o que eu acho é que o país tem que aumentar a fiscalização, diminuir a chance que os produtores tem de fazer o errado em busca do lucro.
Em relação ao agronegócio eu tenho outra questão a levantar, muitos produtores considerados pequenos, estão cada vez mais querende entrar no mercado de Commodities, sendo o principal foco deles, deveria ser a agricultura familiar...
Sou um pouco contra a monocultura em propriedades médias e pequenas ...