Existem exceções, eu sei. Mas por que um curso de TI, matemática, física etc. é formado majoritariamente por homens?

As feministas sempre batem na tecla de que é construção social etc. Mas eu não acredito que seja isso. Acho que tem um fator biológico muito forte por trás disso.

O que vocês tem a dizer sobre o assunto?

elas perguntam
9 3
eles respondem
19/09/2019 13h36
Tem o cérebro menor e menos neurônios.
19/09/2019 13h32
É aquilo que falei em outra resposta, e na maioria dos casos é sempre fator biológico + construção social (cultura). O erro dos progressistas é achar que é tudo construção social, ou dizer parvoíces como "se tiver fator biológico só vai no máximo até a página 2".

O renomado sociólogo francês Edgar Morin, que é de esquerda, explica muito bem a dinâmica da relação entre biologia, natureza humana, e construção social. E ele mesmo fala que a galera que acha que a biologia tem pouca influência está profundamente enganada, em geral a influência é 50% de cada, e a construção social não é oposta a biologia, geralmente é usada para potencializar ou inibir algo de positivo ou negativo na natureza do homem e da mulher, que são diferentes.

Os países escandinavos são os que mais focam em igualdade de gênero, e eles achavam que se a questão cultural fosse desconstruída as diferenças de escolhas profissionais entre homens e mulheres iriam diminuir, no entanto conforma a cultura (construção social) foi sendo desconstruída, as diferenças foram ficando até mais evidentes, e homens continuaram a escolher mais profissões na área de exatas como Engenharia, e mulheres profissões que lidam mais com pessoas, área de humanas e biológicas, exceto medicina que é bem dividido entre homem e mulher.

E essa também é uma das causas que fazem mulheres ganharem menos de forma geral, elas escolhem profissões mais fáceis e que ganham menos, trabalham menos, ganham menos, mas tem mais tempo e se estressam menos.
19/09/2019 13h27
Realmente nunca vi uma mulher que programa bem...Já peguei sistemas desenvolvido por mulher e olha vou te dizer não tinha lógica nenhuma estava tu gambiarrado kkkk
19/09/2019 13h45
Não é verdade, a biologia por si só não explica isso, tem mais a ver com cultura de cada civilização. Veja aí as escolas japas e coreanas, é bem equilibrado. Na suécia, não há essa diferença, o número de mulheres nas áreas de exatas é proporcional ao de homens. Em países mais rígidos, como do Oriente Médio, o acesso a educação é bem mais restrito para as meninas. Nos EUA, a diferença está diminuindo a cada década.

Na pré-escola e ensino fundamental, meninos e meninas têm desempenhos semelhantes. Alguns são bons e outros ruins. Se fosse algo biológico, só meninas ou pelo menos a esmagadora maioria ficaria de recuperação e reprovaria em matemática.

Na fase da adolescência, meninos costumam se inclinar à área de exatas. Videogames, computadores, carros, em geral a nerdice das exatas atrai mais homens. Enquanto mulheres são incentivadas a áreas mais humanas, que exercitem a empatia e os instintos maternos, não à toa muitas adolescentes trampam de babá. Em cursos de exatas, o desempenho dos bons alunos e boas alunas é praticamente o mesmo.

Se liga nesses estudos, comprovam que não há diferença alguma na capacidade cognitiva no que diz respeito à habilidade com números:
https://www.nature.com/articles/s41539-018-0028-7
https://srcd.onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/cdev.13044
anônimo
19/09/2019 13h08
Porque são emocionais, na verdade mulher não raciocina não, nem em humanas são boas, pra comparar Bolsonaro com Hitler pqp....
19/09/2019 13h27
q absurdo
anônimo
19/09/2019 13h31
Só vamos saber no dia que a construção social dê as mesmas condições aos dois, gastronomia deveria ser dominado por mulheres mas os maiores Chefs são homens... O machismo é muito forte até na área que deveria ser dominada por mulheres teoricamente, o problema maior não é um fator biológico ao meu ver e sim social.
anônimo
19/09/2019 13h35
Não sei
anônimo
19/09/2019 13h37
Não acredito que sejam ruins. Mas são muito emocionais e naturalmente n despertam interesse por tais áreas, e sim por áreas de humanas. Enquanto elas pensam em "ficar" com o "boy", "crush", namorar, beijar, se apaixonar, ter seios maiores, bunda maior, nós estamos desmontando brinquedos, consertando eletrônicos, jogando videogame. Jogos como Minecraft, Cities Skylines e até mesmo shooters como CS ou o tão aclamado Free Fire q é a moda do momento. Tudo isso estimula nosso cérebro, nossa criatividade. Enquanto isso, meninas estão no zap zap ou Facebook fofocando e falando sobre os "boy", postando fotos sensuais no instagram. As raras exceções conseguem ingressar nessas áreas. Existe muita menina no ITA. Sou formado na área de TI e embora desse pra contar nos dedos o número d meninas na sala, elas eram tão inteligentes quanto os garotos. Ninguém importunava elas na sala. Algumas são gostosonas e turbinadas e cientes disso talvez pensem q é mais fácil arrumar um daddy para lhes paparicar com futilidades do que estudar. Cada uma tem sua prioridade. Eu tive aula d banco d dados com a Michelle, uma trintona gaúcha com doutorado nos EUA e extremamente inteligente.
elas respondem
anônima
19/09/2019 13h24
"por que um curso de TI, matemática, física etc. é formado majoritariamente por homens?"

Isso não tem nada a ver com não gostar de matemática. Vá nesses cursos, converse com as meninas do curso, e veja o que elas passam. Até na Federal aqui que o povo fala que só tem lacrador, teve professor da faculdade perguntando pra menina o que ela, que é mulher, estava fazendo em um curso de engenharia.

Além disso, uma pessoa que gosta de exatas não é obrigada a fazer curso de exatas só pq gosta. As vezes gosta mas se identifica mais com outra coisa. A maioria das pessoas que fazem, visam mais o dinheiro.
19/09/2019 13h23
Suas perguntas são problemáticas assim mesmo ou quer incutir contra o feminismo?

Eu gosto da área de exatas, mas não consigo lidar com a ideia do exato. Sempre penso que há mil e uma maneira para se chegar a uma solução, as humanas me proporcionam isso.
Não concordo que o homem tem maior capacidade, mas pelo fato de ser mais centrado em uma coisa só, pode ser vantajoso, mas não determinante.
19/09/2019 13h33
Os homens possuem mais facilidade com números por serem mais racionais.
Já as mulheres possuem mais facilidade na área humanas por ser mais emocionais.
Pesquisas comprovam isso.

Mas tbm tem um pouco a questão do preconceito. Qnd eu escolhi a minha faculdade fiquei com muito receio,do q as pessoas iriam falar,medo de ser a única garota na turma...mas no final deu td certo. Porém acho q isso pode ainda travar algumas.

Acho q hj em dia isso está mudando,mts mulheres estão indo para exatas...porém eu ainda vejoq na computação ainda há uma carência mt grande...