Os Cristãos Católicos desde o início, nunca se utilizaram de artimanhas da oratória para converter o povo. Sobre isso, nos originais, alertava o apóstolo São Paulo: “Cristo não me enviou para batizar, mas para pregar o evangelho; e isso sem recorrer à habilidade da arte da oratória, para que não se desvirtue a cruz de Cristo” (1Cor 1,17). Mas, de onde veio e quando apareceu a LAVAGEM CEREBRAL, esse jeito escandaloso com gritos, fala frenética e gestos bruscos de “pregar”, usado pelas seitas protestantes?

Jonathan Edwards, presbiteriano, descobriu acidentalmente essa técnica durante uma cruzada religiosa protestante em 1735, em Massachusetts. Induzindo culpa e apreensão aguda e aumentando a tensão, os “pecadores” que compareceram aos seus encontros de “reavivamento” foram completamente dominados, tornando-se submissos. Tecnicamente, o que Edwards estava fazendo era criar condições que deixavam o cérebro em branco, permitindo a mente aceitar nova programação.

elas perguntam
13 5
eles respondem
anônimo
25/09/2019 13h08
É como em uma discussão, qiem tem menos razão sempre começa a falar mais alto. Cabe uma analogia à força da fé...

Como também cabe o direito individual à própria fé, outros se apoiam em sacrifícios, batucadas, trabalho humanitário, apesar da observação inicial prefiro não fazer julgamentos a respeito da fé alheia.
anônimo
25/09/2019 13h19
Evangélicos de origem pentecostal gritam, e isso ocorre por uma série de motivos, tem muito haver com a origem afro-americana do culto pentecostal, também tem haver com a propria cultura brasileira, agora presbiterianos? Já foi um culto presbiteriano? presbiterianos não gritam, não fazem apelo, presbiterianos são Calvinistas, são protestantes.
anônimo
25/09/2019 13h19
Aceitar essa teoria esdrúxula e conspiratória da "Lavagem Cerebral" é o mesmo que aceitar a pífia doutrina do Terceiro Lugar Escatológico (Purgatório), uma espécie de "antecâmara purificadora", criada no Século XII e dogmatizada em 1439.

É um atentado ao bom senso e à inteligência de qualquer cristão.; é solapar de vez o que o texto original bíblico (não o espúrio, da tradição) transmite.
anônimo
25/09/2019 23h37
Sei lá. Mas todos têm direito de praticar seu rito assim como lhe convém. Não faz sentido se incomodar se eu não participo ou se não interfere na minha paz.
Eles ficam no canto deles e eu no meu e tá tudo certo.
25/09/2019 22h21
É um tipo de culto que mais se parece com algum tipo de ritual africano (sem querer ofender tais rituais), do que com a religião cristã de fato. Gritam e falam coisas nada a ver durante o culto. É uma pregação esquisita demais, vei.
25/09/2019 23h33
Sim, exatamente isso, na verdade esses berros são um ritual que repetido constantemente geram um trigger para um estado de hipnose leve no sujeito,no qual o mesmo fica mais susceptível a influências do meio e estímulos mentais para seguir em uma determinada direção, isso é uma prática criminosa de lavagem cerebral na minha modesta opinião.
anônimo
25/09/2019 23h23
Porque nunca leram a Bíblia.
Evangélicos são incoerentes, acreditam em Jesus como Deus mas não seguem o que ele ensinou de acordo com o novo testamento.
Usam textos da Bíblia fora de contexto pra criar seus dogmas de acordo com o “Bispo”.
Quanto a gritar, No evangelho Jesus diz para rezarem em silêncio e na privacidade.
25/09/2019 13h11
É o culto da ignorância, do egocentrismo e do emocional... a letra e o ensino liberta, o grito e a emoção aliena...
ainda existe bons cristãos
26/09/2019 00h20
Pq eles pensam que Deus não escuta.
anônimo
25/09/2019 13h22
Porque Deus é surdo.
anônimo
25/09/2019 13h01
A maioria nem sabe disso, eu acho que é pela emoção mesmo. Mas também acho desnecessário
anônimo
25/09/2019 13h24
Achei que iria ler bons questionamentos articulados de sua pergunta, e não uma aula de catequese.
anônimo
26/09/2019 00h20
Não sei
elas respondem
anônima
25/09/2019 13h21
Pq são a maioria ignorantes
anônima
26/09/2019 00h03
Não são todos não
anônima
25/09/2019 13h28
Aleluia irmã!
anônima
25/09/2019 23h30
pq acham que Deus é surdo?
anônima
25/09/2019 22h26
Pq tem boca , no carnaval o pessoal grita pula e ninguém diz nada ,só pq é o pessoal da igreja vcs fica falando , questão de gosto não gosta da igreja pentecostal ? não vá ,

Em Atos 2 aconteceu o pentencostes , vc acha que ficou todo mundo calado ? Claro que não, então.....