Como os estadunidenses, por exemplo, mas é lógico que existe regulamentações, evidentemente a proibição de separatismo por exemplo.

Mas eu acredito que seria algo benéfico e haveria mais liberdade ao indivíduo nativo de tal estado, com candidatos que tivessem mais o ideal da maioria e independência para realizar ações dentre eles mesmo.

eles perguntam
6 4
elas respondem
anônima
03/10/2019 18h23
Não. Seria ótimo que separasse em países diferentes. Ninguém mais aguenta o Sul e sudeste.
anônima
03/10/2019 22h22
#MaisBrasilMenosBrasilia #BrasilAcimaDeNadaDeusNemExiste
anônima
04/10/2019 07h17
Não,o Brasil é uma zona independente de qualquer merda.
anônima
03/10/2019 18h27
O que ia ter de estado do sul e sudeste criando muro e expulsando pessoas não ia ser brincadeira kkkk.
03/10/2019 18h26
Sim, seria ótimo, mas não só os estados, os municipios também deveriam ter muita independencia e deveriam ser democracias diretas (e as empresas tb deveriam ser isso, tipo cooperativa). Tem q descentralizar tudo e concentrar cada vez menos poder na mao de pessoas pq pessoas com poder fazem merda. Devia descentralizar tudo mesmo. A Suíça eh mais ou menos assim.
03/10/2019 18h29
Ia virar uma zona.
eles respondem
03/10/2019 18h33
Com certeza é algo benéfico, a descentralização de poder é essencial não só para maior liberdade e concorrência entre estados mas para que dificulte uma ditadura dentro do país. Além de incentivar o localismo que é algo excelente!

Por mim liberava a secessão logo e separava em várias regiões, unionismo e patriotismo para mim é coisa de socialista.
03/10/2019 19h18
Seria ótimo.
Atualmente todos os estados produzem só para bancar Brasília, que não produz nada e atrapalha todo mundo.
anônimo
03/10/2019 19h10
Sim, um Brasil "multipolar" seria interessante, mas absolutamente fora dos termos de um federalismo burguês, seja de teor oligárquico ou de teor centralista-burocrático, tem que se harmonizar o patriotismo estatal brasileiro, com identitarismo etnocultural, regionalismo estadual e municipalismo político,Não há contradição necessária entre nada disso .
04/10/2019 02h03
Isso é muito difícil de acontecer (praticamente impossível) no Brasil, teria que mudar toda a estrutura constitucional do país, fazer uma ampla reforma política, e um novo pacto federativo. Tu acha mesmo que algum político de Brasilia está disposto a largar mão desse aparato estatal que serve para eles como ferramenta ideológica e eleitoreira? Jamais!

Até os EUA, que já foi um país que realmente divida as atribuições aos estados e municípios, hoje enfrenta ideologias políticas centralizadoras, principalmente da ala "democrata" norte americana.

Os democratas são descaradamente a favor de mais poder a Washington e menos aos estados. A sorte dos norte americanos é que eles possuem uma constituição muito forte e simples, sem margem para interpretações, o que dificulta e deixa puto a ala liberal democrata dos EUA.

Já a nossa constituição é descaradamente centralizadora e pró socialista, dificultando (e muito) mudanças radicais.