Capitalismo: sistema econômico baseado na legitimidade dos bens privados e na irrestrita liberdade de comércio e indústria, com o principal objetivo de adquirir lucro.

Socialismo: doutrina política e econômica que prega a coletivização dos meios de produção e de distribuição, mediante a supressão da propriedade privada e das classes sociais.

Comunismo: organização socioeconômica baseada na propriedade coletiva dos meios de produção.
03/10/2019 20h08
"Garoto, não dê ouvidos a ele. Você vive na América. É o maior país do mundo e o melhor sistema do mundo. Claro, tem gente que se fode. Acha que ninguém se fode na União Soviética? Ele diz para você que o capitalismo é um sistema de competição cruel. E o que é a vida senão uma competição cruel? Este é um sistema em sintonia com a vida. E porque é assim, funciona. Olhe, tudo o que os comunistas dizem sobre o capitalismo é verdade, e tudo o que os capitalistas dizem sobre o comunismo é verdade. A diferença é que nosso sistema funciona porque se baseia na verdade do egoísmo humano, e o sistema deles não funciona porque se baseia num conto de fadas sobre a fraternidade do povo. É um conto de fadas tão maluco que eles têm de pegar as pessoas e levar lá para a Sibéria para ver se acreditam nele. Para fazer as pessoas acreditarem na sua fraternidade, eles precisam controlar todos os pensamentos delas ou então fuzilar. Enquanto isso, na América, na Europa, os comunistas continuam com o seu conto de fadas, mesmo sabendo o que acontece, na realidade."

Do livro "Casei com um Comunista" de Philip Roth.
anônimo
03/10/2019 19h11
A diferença é que no capitalismo tem comida e no comunismo e socialismo as pessoas morrem de fome
anônimo
04/10/2019 04h07
A diferença é que no capitalismo os cidadãos tem a liberdade de fugir dos Estados Unidos para Cuba. Se o cidadão for louco o bastante.
anônimo
04/10/2019 02h41
Capitalismo: você tem uma vaca, a alimenta, a ordenha, vende o leite para seus vizinhos e o estado arrecada um percentual em impostos para os serviços essenciais;

Socialismo, você tem uma vaca, a alimenta, a ordenha manualmente, o estado te diz o volume exato de leite que você tem o direito de produzir, distribui 75% do leite entre seus vizinhos na forma de impostos e você que se vire com os 25% que sobram;

Comunismo: você tem uma vaca, não tem comida para a alimentar, não tem nem material para fazer a ordenha manualmente, o estado te confisca a vaca, faz um churrasco na sede do PT no dia da prisão do Lula e dá um copo de leite a você e aos seus vizinhos...
03/10/2019 19h12
100 reais a hora particular
anônimo
03/10/2019 19h49
Comunismo e socialismo: as fronteiras são controladas, pois a população quer fugir do país.

Capitalismo: as fronteiras são controladas, pois estrangeiros querem morar no país.
anônimo
03/10/2019 19h15
Vou resumir
Socialismo = A maioria passa fome
Comunismo = Mata inocentes e a maioria passa fome
Capitalismo = Uma parcela passa fome, mata inocentes e cria desigualdade
anônimo
04/10/2019 04h08
Na prática, socialismo e comunismo são a mesma coisa, pregam que todos devem dividir.
Capitalismo cada um ganha oq faz por merecer.
04/10/2019 02h12
Marx dizia que o socialismo viria pela transformação natural do capitalismo, um amadurecimento do capitalismo. Dizem que Marx sempre odiou movimentos pró socialistas e comunistas porque não davam certo através de revoluções e sim do amadurecimento da sociedade e do próprio modelo capitalista.

Vendo hoje como o mundo se comporta, talvez Marx tinha razão. O socialismo é um mal que virá de todo o jeito, não tem como impedir, embora alguns países tentam atrasá-lo. Até nos EUA os jovens estão se apoiando a ideias pró coletivistas.

Se é bom ou ruim? Claro que é ruim! Toda e qualquer tentativa de qualquer país de controlar a econômica acabou ruim, nunca deu certo.
03/10/2019 19h44
No comunismo são pessoas explorando pessoas, no capitalismo é o contrário.
03/10/2019 19h34
Até hoje eu lembro uma frase que eu li em algum lugar " No capitalismo muitos são explorados para poucos ficarem ricos, enquanto no socialismo todo mundo compartilha a pobreza"
03/10/2019 19h15
Suponha que você sempre quis ser uma empresária, então você organiza tudo e diz "eu tenho uma loja de (alguma coisa)"; se o tempo que leva para abrir uma empresa for maior que o tempo que você usa para dizer essa frase, já é comunismo/socialismo.
03/10/2019 19h12
Teoria política no ElaEle.
Eis quando a pessoa realmente não tem desejo de aprender.
elas respondem
anônima
03/10/2019 19h14
Lembro dessa imagem até hoje, desde 2017 quando tive que fazer um trabalho e essa imagem apareceu aleatoriamente.
#respeitotodomundo(isso é sério!)

03/10/2019 20h01
aqui virou site de resposta de dever de casa?