Quando estão amando/apaixonados e falam para suas amadas: 'eu nunca senti isso por outra...você é diferente'. Até que ponto devemos acreditar que isso é verdadeiro?
Mas cada relação é única, não tem como sentir a mesma coisa, da mesma forma, com a mesma intensidade, então não deixa de ser verdade.
Mas a maioria diz isso porque sabe que a mulher gosta de ser única, gosta de saber que foi ela quem mais mexeu com o cabra, como saber se é verdade ou não? Só com o tempo passando e analisando o comportamento do meliante para saber.
É da natureza da mente humana sempre "privilegiar" o relacionamento atual. É uma espécie de "mecanismo de defesa". Então, se a atual for realmente uma pessoa legal, o cara sempre vai ter a sensação de que é "o melhor namoro" da vida dele (o mesmo vale para a mulher), que é o cara por quem ele mais se apaixonou, etc.
O interessante é... se ele desfizer o namoro com a Paula (só pra usar um nome de referência) e começar outro namoro com outra a Ana, ele vai achar que o que ele sente pela Ana é a coisa mais forte da vida dele.
Se ele voltar a namorar a Paula, reatar com ela, vai voltar a achar a Paula a pessoa por quem ele teve a maior paixão e assim sucessivamente.