Tenho 1,81 m, sempre fui muito bem resolvido com relação à altura. Era o segundo mais alto da turma da faculdade, por exemplo, e tinha vários homens. Mas hoje estava andando nos corredores de um evento na cidade, e reparei que eu era mais baixo que muitos homens (mais novos que eu). Também sempre tem uns tiozões gigantes, mas enfim, o que vcs tem observado sobre isso? Concordam?

eles perguntam
7 9
elas respondem
anônima
05/10/2019 18h29
Um aluno de 11 anos mais alto que eu foi o auge ano passado kkkk
anônima
05/10/2019 18h31
é impressao sua
05/10/2019 18h32
Na minha cidade o mais alto deve ter 1,75
05/10/2019 18h33
Não parei pra pensar nisso...
05/10/2019 18h34
Tbm tenho observado isso. Eu parecia um grilo no meio dos alunos no estágio supervisionado.
05/10/2019 18h38
Sei lá
Vejo tanto homem baixinho na rua
anônima
05/10/2019 19h02
Que delícia de notícia adorei
eles respondem
anônimo
05/10/2019 18h37
Não é impressão sua, é fato. E os principais motores do aumento da nossa estatura média são a melhoria da nutrição, da saúde e da qualidade de vida que nós adquirimos nas últimas décadas.

Para você ter noção, nossa expectativa média de vida subiu dos 45 anos em meados do século 19 para cerca de 80 anos hoje em dia. Ou seja, estamos vivendo e crescendo cada vez mais.
05/10/2019 18h58
Não é impressão. O Brasil foi um dos países onde a estatura média mais cresceu nas últimas décadas, principalmente na virada do século. Tenha em mente que fomos por muitos e muitos anos um país majoritariamente pobre, sujo e doente. O que atrapalha no desenvolvimento das crianças e adolescentes. Também há a genética. Gente baixa se relacionando com gente baixa.

Melhoras na saúde, alimentação, principalmente das mães, nos servíços de saneamento básico são fatores que ajudam a explicar o crescimento da população. O consumo de proteínas estimula a produção de células dos tecidos ósseos e musculares, acelerando o crescimento. Não à toa, os países com pessoas mais altas são desenvolvidos, em especial os nórdicos.

No Japão, até a primeira metade do século XX, o cardápio era pobre em proteínas animais, cálcio e vitaminas. Todo mundo anão. Dificilmente homens passavam de 1,70 e mulheres de 1,50. No pós Segunda Guerra e a partir dos anos 50, com a aceleração do desenvolvimento econômico, em menos de três décadas cresceram quase 20cm. Hoje em dia não é raro ver homens com mais de 1,80 e mulheres com mais de 1,60.
05/10/2019 18h31
Aqui na minha cidade, a molecada de 16/18 anos já são do meu tamanho ou maiores kkk
anônimo
05/10/2019 18h33
Isso se chama evolução, e a evolução ocorre de forma lenta e quase imperceptível. Só é percebida com decorrer de anos.
05/10/2019 18h34
sim, os jovens estão ficando mais altos
anônimo
05/10/2019 18h34
Eu não vejo isso, não, honestamente...

Sempre teve muita gente alta e muita gente baixa em todas as gerações...

Eu vejo a proporção de gente alta/baixa variar mais de acordo com o local doque com a geração...
05/10/2019 18h35
Pessoal das ultimas gerações é melhor nutrido.
05/10/2019 18h35
Isso que dá ir em evento de basquete!! kkkk

Mas a média brasileira tá subindo sim, já que ainda é considerada baixa.
Eu nunca tive esse problema de ficar no final da fila, sempre era uns dos primeiro da fila. rsrs

Pow! Com 15 anos e 1,65m de altura eu era jogador de basquete ainda.
Hahaha! Os caras riam de mim quando eu pisava na quadra, mas depois que começava a partida, era só aplausos.. Eu era baixinho, mas tinha muita agilidade, rápido e uma impulsão do cão.
anônimo
05/10/2019 19h00
Pelo contrário, está diminuindo. Você que está num lugar de prodígios do basquete mesmo.