Logo depois de terminar a faculdade, com 22 anos eu sai do Brasil, tinha o sonho de me mudar para a Europa e rever as terras de onde meus ancestrais vieram, conheci uma polaca na Itália, a gente namorou por ligações interurbanas na época por 6 meses, nisso ela me chamou para ir para lá, ela conseguiu emprego para mim lá, em 2004 a gente se casou, a família dela me acolheu bem, conseguimos nossa casa própria em 2006/2007, em 2009 a gente teve nosso primeiro filho, em 2011 nasceu outra, hoje dou aulas particulares de filosofia(minha graduação no Brasil) e português, recebo bem, tenho uma vida ótima aqui, o pessoal paga bem por 1 hora de aula, eu e minha esposa nos damos certo, eu amo ela e ela me ama, amo meus filhos, mas as vezes o único desejo que eu peço para Deus quando vou a ortodoxa com a família é que Deus espere eu voltar a ver o Brasil para que ele termine minha vida, como moramos perto de onde passa um rio e uma área mais rural, aqui faz mais frio, quando minha mulher vai as compras em um lugar que tem um supermercado maior gosto de acender a lareira e ficar olhando as árvores e lembrando do Brasil, minha esposa não sabe que quero voltar lá, ela dá super certo com minha família sempre que ligamos, ela já me disse que não gosta do Brasil por outros motivos, eles são muito conservadores(minha mãe até me dizia que eles só me aceitaram porque eu era branco como eles, mas acho que talvez seja conversa fiada de sogra kk), tenho amigos aqui, fiz família aqui, não posso abandona-los até porque eu amo eles, ou muito menos volto sem eles, não sei mais o que fazer, alguns parentes meus morreram já, passei noites chorando pois não estava lá, mas a alguns tempos parece que tudo encheu junto e a agonia e saudades de voltar para aí é muito grande, estou sem chão, no fundo do poço sem saber o que fazer.

eles perguntam
17 25
elas respondem
10/10/2019 22h05
Vem passar um mês no Brasil, aí vc vai saber se é saudade de visitar ou de morar mesmo.
10/10/2019 21h33
Meu caro..a solução seria tirar umas férias qdo desse e aí viria para o Brasil.
E converse com sua família sobre a sua vontade tbm de ver seus familiares.
Vcs são adultos..algm tem que ceder...vc mudou a sua vida..na dá pra "abandonar" toda a sua família.
Pegas umas feias boas..se der
Boa sorte!
Obs: Na vida fazemos escolhas..talvez qdo vier ao Brasil sinta falta da Polônia rs
Enfim..mas vc precisa ter essa experiência
anônima
10/10/2019 21h01
Polônia me lembra desgraças. O Pianista e os campos de concentração.
12/10/2019 20h02
Queria fazer inveja? Conseguiu!!!
10/10/2019 22h51
Quando li o seu texto, lembrei-me da canção do exílio

Minha terra tem palmeiras
Onde canta o Sabiá,
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.

Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar – sozinho, à noite –
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu’inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Talvez você esteja sentindo a falta da ideia que faz do Brasil, não o Brasil real...
10/10/2019 22h20
Nossa, espero que entre em concenso com sua esposa, afinal quem decide são vocês o que é melhor para a família que fizeram ou, pelo menos visitar o Brasil , passar um tempo.
Eu compreendi o que lhe afligi e não deve estar sendo fácil.

Que no fim dê tudo certo! :)
10/10/2019 22h12
Volta não, aqui tá uma merda!
10/10/2019 22h32
Fica na Polônia mesmo. Sério.
12/10/2019 20h07
60 por cento dos brasileiros gostariam de ter sua vida (os outros 40 já são ricos ou bem de vida aqui).
E você aí sentido falta desse país horrível. Se quiser trocar de casa e emprego comigo eu topo, bora?
anônima
20/05/2020 02h09
Volte só p passear
20/05/2020 01h22
Acho que você deveria desabafar esse sentimento com ela, até porque quando falamos em voz alta, entendemos melhor o que estamos sentindo. Se há amor, deve haver cumplicidade. Quem sabe vir passar uma temporada aqui, rever sua família. A saudade pode ter um gosto bem amargo, quem sabe se tivessem como vir de tempos em tempos, você não se sentisse assim.
anônima
16/11/2019 00h18
Obs
anônima
09/11/2019 11h26
Como diria a filósofa Márcia Fernandes: PARA DE SER DOIDA!
P.S. Mas se quiser trocar de ligar comigo e minha família eu aceito.
13/10/2019 07h27
Vc tem conseguido vir nas férias com a família?
Isso já ameniza.

Caso seja muito caro, venha sozinho por 10 dias. É bom rever a família.
Ou vem todo mundo a cada 2 anos nas férias escolares.

Super te entendo. É bom cuidar dessa área e se programar para evitar depressão.
anônima
12/10/2019 20h51
Credo, parece até que você está encarcerado, não pode tirar umas férias? Sua esposa e a família dela não deixam? Não gostam do Brasil, mas a filha casou com um brasileiro, vai entender. Essa família e sua esposa parecem ser racistas, ainda bem que você é branco.
anônima
12/10/2019 20h05
Não pode fazer uma visita ou tirar férias aqui pra matar a saudade ?
anônima
10/10/2019 21h15
Tenso
eles respondem
anônimo
10/10/2019 21h19
Rapaz, que nostalgia! Passei três meses na Polônia no ano passado fazendo estágio. Fiquei em Varsóvia, e trabalhava em swierk, no centro de pesquisa nuclear. Peguei tanto calor quanto um verão aqui no Rio kk. Fui entre julho e setembro.
Você está em qual cidade?
Eu não me acostumei muito bem ao país, poucos falavam inglês, nem mesmo os atendentes das estações de metrô. As pessoas me olhavam de cara meio torta por ser de fora, mas claro que tinha exceções.
10/10/2019 21h03
Vai morar umas semanas no Rio, retornará correndo até pra Síria depois hahaha
anônimo
12/10/2019 19h57
Deve ser uma merda morar nesses países europeus, cercado de gente tudo parecida e calada, sem diversidade étnica, sem festas, sem mulheres gostosas, sem cerveja, sem um ambiente paradisíaco com muitas praias pra curtir o fds. Eu n me daria bem. Nem se namorasse a mais rosadinha do universo. Simplesmente n tem graça. Não sei como vc aguentou. Muitos falam da violência, mas isso n é justificativa. O país é enorme e tem muitos lugares tranquilos e seguros. Eu mesmo moro em um q é um verdadeiro paraíso. Só de me imaginar fora da minha cidade, sem uma novinha do bumbum carnudo sentando no meu rosto eu fico depre, na moral mesmo. Eu amo o meu país.
10/10/2019 22h40
O Brasil é uma merda! Vc sai pra comprar pão e não sabe se volta vivo, se algum bandido te matar pra roubar seu celular além do bandido não ser preso ainda vai ter gente dizendo que ele é uma vítima da sociedade.
Esse país inverteu os valores, aqui é o poste que mija no cachorro, vc é um cara de sorte, eu no seu lugar não viria ao Brasil nem a passeio.
anônimo
10/10/2019 21h03
A Polônia é cheia de neonazistas, país frio, atrasado, fanático, vc tinha que se mudar logo pra Polônia?
10/10/2019 20h59
Eu gostou demais da Polônia, mas sei como você se sente.
anônimo
10/10/2019 22h47
Minha mãe morreu no ano passado. Estava longe dela, em outro estado, já cheguei a passar quase dois anos inteiros sem vê-la. Hj pagaria qualquer valor, qualquer, vendendo meu coro, como o "Chicó (auto da compadecida) pra poder visitá-la, nem que seja por alguns minutos!!!
12/10/2019 20h01
O Brasil é um país incrível. Agora o país está ainda melhor graças a Deus!
12/10/2019 20h00
Volta não.
Na Polônia tu tem emprego garantido, a qualidade de vida eh melhor, teu filho terá uma educação melhor aí na Europa. Quando vc se aposentar tu volta pro Brasil...
anônimo
10/10/2019 21h44
Se liberta dessa coleira e faz o que tem vontade.
14/10/2019 12h21
Eu tenho um certo medo de chegar a este ponto em minha vida. Por vezes, já passei nos trabalhos e era horrível trabalhar desmotivado e com raiva. Mas eu sempre saí qndo tive oportunidade ou até não aguentar mais. Agora, na vida pessoal, é mais complicado porque construir uma relação, saber que quem está do seu lado é fechado contigo e tudo mais, e vc estar infeliz, com certeza é mto complicado.
anônimo
20/05/2020 02h25
Vish mano...
20/05/2020 02h24
Eu li o seu texto e te digo de coração, não volte pra cá fique aí onde está. Pelo que li e vi sobre a Europa certeza que as condições e vida aí é melhor que aqui, se vier só passe férias, mas não queira voltar a morar.
anônimo
20/05/2020 02h19
Fico feliz pelo teu sucesso,agora é óbvio que te aceitaram por ser Branco
anônimo
20/05/2020 00h33
Muita gente fala em “fica na Polonia mesmo”, mas não é tão simples assim decidir isso.
anônimo
09/11/2019 14h38
Você parece ter uma vida de que muitos gostariam: mora na europa, se casou com uma linda mulher, se dá bem com a familia dela, tem sua propria casa, tem filhos, tem emprego bem remunerado. e seu sonho é voltar pro Brasil? Que tal você convidar ela pra passar férias no Brasil? Depois de uma semana aqui, você vai querer voltar, especialmente se for pro Rio de Janeiro ou São Paulo.
anônimo
09/11/2019 11h24
Tá doido! Vai vir fazer o que nesse inferno aqui?
anônimo
09/11/2019 10h55
Obs
14/10/2019 12h25
Passe as férias aqui e escreva um livro sobre tua história.
10/10/2019 22h47
Caramba cara, que situação complicada, mas como ela já deixou claro que não gosta do Brasil, você está entre ela e sua família e voltar para cá. Vou ser honesto com voc~e, ainda mais que sua graduação é como professor, seria complicado ganhar aqui o mesmo que você ganha aí e consequentemente o padrão de vida tanto seu quanto da sua família decairia demais, então assim, ou você volta possivelmente tendo que se divorciar e se distanciar de seus filhos ou você fica, no seu caso, não parece existir a possibilidade de final feliz completo, então eu sugeriria que você pensasse bem nas consequências de voltar para cá antes de tomar essa decisão, o Brasil está uma merda no momento, não indicaria voltar para cá mesmo, agora faça como sentir ser correto.
12/10/2019 20h16
Situação tão complicada! Você está totalmente dividido! Imagino e sou empatico! Afinal, você é Brasileiro e é natural que você queira voltar às suas raízes, no entanto. ..há uma família que te impede. Da mesma maneira que você se sente assim. . Sua esposa e família também sentem. Por um instante se coloque no lugar deles.
anônimo
12/10/2019 20h03
Sinto por você. Tenta vir aqui de férias. Amo meus país além da conta e não sei se me acostumar ia fora daqui.
anônimo
10/10/2019 22h18
Caralho mano, família bem conservadora aí sim hein
anônimo
10/10/2019 22h30
Eita
anônimo
12/10/2019 19h47
Primeira pessoa que conheço que vai para lá