Tipo parece que a pessoa só fica falando um monte de palavras seguidas e eu fico só concordando tipo " É o quê? Ahan, é isso mesmo", mas lendo e escrevendo assim é de boa.
Isso me parece mais deficit de atenção. Problema na memória de curto prazo. Eu tbm sofro um pouco disso. Como estudo muito pra concurso, utilizo verificação em 2 etapas pra confirmar meu raciocínio. Agora em conversas do dia a dia, existem técnicas de treino para melhorar a compreensão no que a pessoa está falando. As vezes ocorre de conversarmos com uma pessoa que fala demais. Temos que saber focar em partes importantes do diálogo, nas palavras chaves, e com base nessas palavras chaves, desenrolar a conversa. Não me parece problema de audição, a não ser que vc literalmente não esteja entendendo o que a pessoa fala.
Também prefiro me comunicar melhor quando leio e escrevo, só converso confortavelmente na vida real com pessoas que sinto afinidade, algumas vezes fico horas. E com pessoas que não possuo afinidade nem presto atenção e falo tudo da forma mais resumida possível pra conversa acabar mais rápido.
Meu marido tem déficit de atenção e ele literalmente para de prestar atenção quando conversa. Nem sequer ele fala nada. É como se estivesse surdo.
Seu caso parece desvio de atenção tbm