Extrema esquerda leva ao comunismo, ao paternalismo estatal e a submissão extrema ao estado, coisas que acontecem na China, Rússia e Coreia do norte por exemplo, onde não há liberdade de imprensa, liberdade econômica, liberdade religiosa, e liberdade sexual. A extrema esquerda acredita que sabe o que é melhor para o povo e não importa se terá que matar alguns para implantar a sua visão de mundo utópica.
A extrema direita seria algo parecido com o nazismo, embora ele pareça mais um movimento comunista. A extrema direita seria algo como total aversão a globalismo, adoração ao patriotismo, e a imposição dos valores conservadores. Um governo de extrema direita seria algo também parecido com o que aconteceu no governo de Pinochet, no Chile.
Fato é que tanto a extrema esquerda, quanto a extrema direita se parecem na prática, ambas interferem na liberdade individual e impõe uma verdade absoluta que não existe, ambas corrompem a democracia.
Para ter uma ideia, a Europa ficou tanto com medo do nazismo quanto do comunismo na época de Hitler. Pois depois que se livraram do nazismo, tiveram que arrumar um jeito de se livrarem do comunismo russo, não foi fácil. Até hoje, na Alemanha, os partidos conservadores são mais fortes, mas lá eles não são extremistas, são conservadores, mas entendem a liberdade individual e sexual das pessoas.