Minha primeira foi para Argentina, em 2015. Fui fazer um curso de espanhol. Foi um choque de realidade, me imersar em um país diferente do nosso, cultura diferente, etc. Não teve como não gostar de tudo kk. Fiquei 1 semana com a minha professora e alguns alunos
Em 2018, fui para Malta, fiquei 2 meses estudando inglês e fazendo atividades voluntárias em uma ONG. Foi minha primeira experiência de viagem sozinho, mas era cercado de brasileiros 24h por dia, então o choque não foi tao grande assim, mas foi muito mais que na Argentina, porque eu passava a tarde com gente de fora na ong. Lá é um país muito procurado por brasileiros pelo custo e pela beleza dos pontos turísticos.
E no final de 2018 embarquei para a Polônia, onde fui fazer um estágio no centro de pesquisa nuclear do país, mais precisamente em Varsóvia, na capital. Esse foi um choque cultural de verdade, porque durante meus 3 meses lá, só encontrei 1 brasileiro, e meus melhores amigos eram de fora (suíço e polonês). Mas foi a experiência em que mais aprendi e me aperfeiçoei.
E durante minha estadia na Polônia passei dois dias na Alemanha, em Berlim. É um país muito aconchegante, muitos estrangeiros (e brasileiros). Encontrei argentinos também kk. Só é muito caro para quem é de fora da zona do euro. Mas foi uma ótima oportunidade para praticar o alemão.