Lógico que existem exceções a isso, estou falando na maioria mesmo, são áreas com a liberdade de escolher ser o que você quiser.

eles perguntam
4 10
elas respondem
anônima
15/10/2019 15h09
Não pode ter um posicionamento diferente, pq se não, já é de esquerda. As pessoas não podem pensar individualmente, tem que fazer parte de uma patotinha.
anônima
15/10/2019 15h12
Não entendo nada de direita e esquerda, vergonha alheia.
anônima
06/11/2019 10h50
Tem filósofo de ambos os lados, mas há mais destaque para teorias de esquerda atualmente pq está na moda o “politicamente correto”, o qual é menos alinhado à direita (que preza mais pela liberdade total, incluindo a de expressão).

Ainda, teorias de esquerda costumam ser menos palpáveis e, portanto, se dão bem no campo das ideias, mas.. na hora de implementar, o que vemos, na prática, é o não funcionamento das teorias puras mais para a esquerda.

As próprias faculdades de humanas aqui no Brasil colocam no edital, para escolha de professores, pouca variedade de bibliografia, costumeiramente, fechando em um viés tendencioso.

Com relação a economistas serem mais de direita acredito que seja pelo fato da qualidade selvagem (livre) do próprio mercado, gerando uma necessidade de ter uma visão mais realista do cenário a ser estudado/trabalhado.
anônima
06/11/2019 11h13
Nem todos. Ultimamente tudo é definido como direita e esquerda, e nem sempre é assim.
eles respondem
15/10/2019 15h07
Em comum todos pobres.
15/10/2019 15h09
Acho que os filósofos partem para uma área mais "humana" da coisa, uma visão mais humanitária e tals, ja economistas partem para uma visão de "capital", então, cada um busca um foco diferente no que lhe convém...talvez seja isso, ou não, vai saber..
anônimo
06/11/2019 11h10
Filosofia - ciência da abstração, da utopia, do mimimi;
Economia - ciência da geração e fluxo de riquezas.
anônimo
15/10/2019 21h41
Pela sua pergunta é certo que tem alguns nomes em mente.
Economistas trabalham com números atuais e do futuro. Quando vislumbram possibilidades não pensam em freios sociais, que são necessidades e pendências de um país. Poucos pensam nessas coisas.
O filósofo por sua vez trabalha com o passado. Analisa acontecimentos e suas consequências na sociedade, sem ter amarras de direita ou esquerda.
Se um dito filósofo falar que daqui 6 meses vai acontecer isso ou aquilo, passa a ser um futurólogo, ou pensador. Ou charlatão.
Como o mundo não foi perfeito, nenhuma filosofia pode ser feita tendendo para um lado ou outro.
15/10/2019 15h04
Em comum, todos com o bumbum muito guloso
anônimo
15/10/2019 15h05
Nunca me aprofundei nesse assunto.
anônimo
15/10/2019 15h05
Não acho...

A questão é que os "filósofos" de esquerda costumam ser mais populares nas mídias...
15/10/2019 15h35
Não sou grande conhecedor de filósofos mas acredito que o a filosofia vai além desse debate chato de esquerdaxdireita, ta mais pra uma análise do pensamento/comportamento do homem tanto no individuo quanto no coletivo. Essa ideia faz com quem alguns já os encaixe na caixinha da esquerda pra ficar mais fácil o entendimento. Economistas são mais voltados pra direita acredito porque grande parte dos modelos econômicos são mais a direita mesmo, retratam melhor a realidade. Isso não quer dizer que todos a direita endeusam o mercado e não valorizam as pessoas.
anônimo
15/10/2019 20h43
A direita tem tradição despreza intelectuais isso é histórico, a direita geralmente é mais de "ação".
06/11/2019 11h15
Acho q é apenas impressão sua.