Julgar que uma pessoa precisa de privilégios pela cor de sua pele não é um preconceito admitido? pois elas assumem que a cor da pele define uma necessidade de facilitar as coisas para a pessoa, como se ela fosse mais incapaz do que os outros.

elas perguntam
19 9
eles respondem
anônimo
15/10/2019 21h23
Sou contrário. Se for para ter cota, que seja baseado na renda. Sou branco e de família pobre, tive que ralar para entrar na universidade pública, para chegar lá e encontrar negros que estudaram a vida toda em escola particular (sim, eles existem) se beneficiando de cotas.
15/10/2019 21h14
Além desse problema citado, também cria uma outra questão que é também segregar a classe social economicamente desfavorecida que não preenche necessariamente os quesitos necessários para essa "ajuda do estado" - pessoas q não seriam ou não são consideradas pardas/negras.

Pra criar uma suposta igualdade, partem da premissa de criar uma real desigualdade.

Garantir ensino básico de qualidade para que todos tenham chances parecidas, político vagabundo nenhum parece ser capaz
anônimo
15/10/2019 21h15
O sistema de cotas raciais não da privilégio pra ninguém, a maioria dos negros são pobres sem poder insticional eu não vou me opor a um sistema que beneficia gente pobre fudida na vida, mas é óbvio que é um sistema passível de críticas, mas o Brasil ainda é segregado é tem uma tradição é um estado de formação escravocrata eu não fasso oposição ao sistema de cotas ele mais ajuda do que atrapalha, por que não fazer oposição as tarifas bancárias? A taxa de juros abusiva? carga tributária regressiva? a divida pública? eu vou me opor logo ao sistema de cotas? NÃO!
anônimo
15/10/2019 22h57
Não é no quesito de incapaz, a pessoa pode se declarar negra se quiser, mas pode ir no sistema comum.
É por razão cultural em primeiro lugar, pois a cultura do pessoal racista que até escravizaram os negros pelo simples fato de cor fizeram que até hoje em dia eles tenham maiores dificuldades sendo financeira, educacional e etc. Nota-se com facilidade que o número de negros em cursos superiores após lei de cotas deu uma equilibrada, é um avanço, pois não tem cota que equilibre o n. coisas que eles passaram, pessoas com cultura atrasada que acaba pensando assim... As cotas amenizam. É igual comparar um filho de pobre com um filho de rico, tem as cotas, o rico é mais que o pobre pra você? Comparar um filho pobre com um menos pobre que estudou o ensino médio particu tao sofrido pelo seus pais, mas teve educação de maior qualidade mediante aquele que só fez pública, ao meu ver é obvio que quem estudou o ensino médio no setor privado aprendeu mais...Claro que tem escolas públicas boas e algumas exceções que por n motivos conseguem se manter no mesmo patamar de quem estudou na privada, porém é incomum, por isso tem cota equilibrar. Podemos agora somar ao nosso passado até meio que recente a gente nota que os negros perante a população atual estão começando meio que recente a ter bons cargos em trabalho, família com negros ou pobres até brancos mesmo tendo em sua família primeira pessoa com nível superior... No geral tudo é avançar e não racismo.
Creio que o fato dos negros terem passado por maiores dificuldades e tenham até hoje desde da estrutura familiar, rendar, ainda muitos preconceitos.. Acho que a cota é justa e necessária.

Vou tentar simplificar, quanto mais a pessoa tem, mais fácil é pra tudo, quanto maior dificuldade piora tudo, se tem poucas oportunidades. As cotas amenizam e incluem.
Uma pessoa bem de vida rica pode ser drogada, pode fazer tudo errado e se arrepende trabalha com seu pai na empresa, o pobre comete um erro vai preso e sua vida acaba. Exagerei
anônimo
15/10/2019 21h23
Não necessariamente, porque essas cotas raciais partem da premissa de que a maioria dos negros é pobre e, por consequência, não tem acesso à educação (quando tem é defasada). Então, elas vão tentar dar igualdade de oportunidades a todos. Sou a favor, embora haja suas contradições e falhas.
15/10/2019 22h35
O problema é as cotas se basearem na cor da pele e não no nível socioeconômico da pessoa. Existem negros prósperos e brancos miseráveis.
15/10/2019 21h24
A lógica não é essa. É quebrar a estratificação social dos negros criando um mecanismo de rebalanceamento facilitando o acesso deles ao ensino superior, já que há uma clara e inegável segregação sócio-econômica no país. Minha única objeção é não acreditar que isso gere mais benefícios do que traz risco de fomentar mais racismo, vide o quanto os "brancos" se indignam com o tema.
15/10/2019 21h16
Ela não é incapaz, por isso a cota, para permitir que ela mostre a capacidade. Não é preconceito, é aceitar que existe a discriminação.
15/10/2019 23h49
Essa aí estudou bastante, pesquisou bem a história etc. depois veio no elaele.
Isso aí garota.
anônimo
15/10/2019 22h10
Todos os membros da minha família e amigos que são negros acham extremamente racista. É como se falasse para eles que não são capazes.
anônimo
15/10/2019 21h32
Cota abaixa o nível das universidades...

Poderia entrar um aluno com média 920 pontos no enem, por exemplo, mas no lugar dele, vai entrar outro de 700 pontos por causa das cotas...

Cota é pensamento de imbecil, nem deveria existir essa discussão.
anônimo
15/10/2019 21h33
Pra mim o sistema de cotas raciais é ineficiente em sua essência.
15/10/2019 21h13
Ele não define só pela cor, envolve renda e escolarização, um atrelado ao outro
anônimo
15/10/2019 22h25
Sim eu acho
anônimo
15/10/2019 21h24
To muito depre pra pensar nosso
anônimo
15/10/2019 23h49
Óbvio que é.
anônimo
15/10/2019 23h50
É segregador, se é uma segregação benéfica ou maléfica, é algo relativo da opinião de cada um.
anônimo
25/11/2019 23h10
Não é racista.
É inclusiva.
A abolição da escravatura jogaram os negros à margem da sociedade porque a mão de obra remunerada passou para o imigrante europeu que também passou a discriminar a raça Negra como inferior.
anônimo
25/11/2019 23h21
Sim
elas respondem
15/10/2019 21h22
Essa música poupa um discurso:
anônima
15/10/2019 21h13
Não, não estão assumindo que uma pessoa é incapaz pela cor de pele, não é um preconceito. Tem diversos estudos que mostram que no nosso país realmente há uma injustiça racial, que os negros são os mais pobres, com menos acesso ao estudo etc. Isso vem se acumulando desde os tempos da escravidão, pois a escravidão acabou e não foram criadas leis que integrassem os ex-escravos na sociedade. Como as pesquisas confirmam essa injustiça racial, é necessário criar estratégias para que isso mude, sendo as cotas uma delas.
anônima
15/10/2019 21h14
Não acho.
anônima
16/10/2019 00h09
10 minutos De estudo entre a desigualdade que existe entre pessoas brancas e negras te responde isso, quando vejo essas perguntas ouço mentalmente What a wonderful world do Louis Armstrong,não é possível que vocês não vejam as coisas.
anônima
15/10/2019 21h33
Não acho!!
anônima
15/10/2019 22h23
Não vejo razão para um país como o nosso admitir esse tipo de coisa, mas pera, estamos falando de Brasil né! Nada me assusta.
Acho que é um atestado de menosprezo, de incapacidade. Deveria haver sim cotas sociais. Dai àquele que possui menos, condições de possuir mais. Isso sim seria justo.
Cadê o princípio da proporcionalidade e da razoabilidade agora??
Depois querem que levemos esse país a sério. Sério isso mesmo?!!! Me poupe.
15/10/2019 21h23
Na minha opinião não é racista e ajuda muitas pessoas. Dizem que é pelo fato de que existe uma grande parcela de pessoas negras que não têm oportunidades de bons estudos, não por "incapacidade". Mas eu acho que ele de certa forma não é um bom artifício para diminuir a desigualdade social. Porque muitas pessoas morenas/pardas/negras que possuem uma boa condição de vida (mais até que muitos brancos), estudam o ensino médio no colégio público (enquanto fazem cursinhos por fora) só para terem esse benefícios. Não mudando em nada a desigualdade social que temos.
15/10/2019 21h22
tratar os desiguais na medida de suas desigualdades
anônima
15/10/2019 21h19
Uma parte sim. Por exemplo concurso público. Acho desnecessário ter cotas para uma coisa que gera emprego meio que "imediato". Agora para universidades eu super aprovo.