Existe meritocracia no Brasil? Em algum lugar do mundo? Todos tem as mesmas oportunidades?

eles perguntam
2 16
elas respondem
24/10/2019 00h33
Se todos partissem da mesma linha sim, como não é o caso temos que fazer certas concessões, tratar os desiguais nas medidas de suas desigualdades.
anônima
02/06/2020 11h53
meritocracia é um termo usado de forma ironica q ganhou popularidade entre aqueles que o defendem.
bizarro!
eles respondem
anônimo
02/06/2020 04h32
anônimo
23/10/2019 19h47
Bolsonaro acredita em meritocrasia, os filhos dele tem muito merito.
anônimo
23/10/2019 19h55
Acredito sim, inclusive em Papai Noel, Lula Inocente, Bolsonaro não faz nepotismo e por aí vai
23/10/2019 19h20
Meritocracia só é válido quando os indivíduos partem do mesmo ponto inicial, por exemplo, duas pessoas de classe média, estrutura familiar e ensino particular semelhantes, um virou médico e outro alguma profissão de menos complexidade, mérito do cara que virou médico. Essa comparação não seria justa se fosse com outra pessoa pobre, estrutura familiar afetada com um pai ausente e ter estudado em escola pública.
anônimo
02/06/2020 07h51
Kkkkkkkkkkkkkkkkkk....se vc fala de oportunidades de salário igual de acordo com a profissão, há 7 países no mundo assim! Inclusive as mulheres têm os mesmos direitos e benefícios que os homens! Mas meritocracia no Brasil!? Kkkkkkkkkk, desculpa não aguentei a piada!
anônimo
24/10/2019 00h32
Não existe meritocracia quando você está competindo com 8 bilhões de pessoas, e extinto de sobrevivência meu caro.
anônimo
23/10/2019 19h31
Claro, e acredito em papai Noel, Transformers, coelhos da Páscoa também.
24/10/2019 00h28
Nada é perfeito, NADA, nem mesmo a meritocracia.

Meritocracia seria a pessoa ter o que merece, o que estudou, trabalhou e batalhou para conquistar.

O problema é que as pessoas resumem tudo isso a dinheiro, e não a qualidade de vida e conhecimento.

Ter dinheiro não entra nesse mérito, é outra questão mais profunda para ser respondida aqui, precisaria um livro inteiro para explicar o porquê dinheiro não tem a ver com mérito e sim com esperteza, saber se vender e aproveitar o momento.
anônimo
24/10/2019 00h36
Meritocracia não é crença, é um fato.
anônimo
02/06/2020 12h26
Claro que existe mérito, e claro q existem desigualdades. Porem, o que não pode haver são injustiças, pois desigualdades sempre vão existir. Separar as pessoas por gênero ou raça provoca injustiças, por isso não pode ser usado de forma justa. Todo e qualquer diferenciação q é feita baseado nesses critérios são ideológicos, e não querem equidade, mas sim, buscam interesses escusos. Todo programa social justo deve ser baseado na condição sócio-economica do indivíduo, pois é aí q está de fato as injustiças. Não acredite nessas balelas q pregam por aí...
02/06/2020 12h09
Sim, meritocracia existe. Eu tenho um amigo que ficou bilionário vendendo bolinhas de sabão. Se ele vivia uma vida miserável e conseguiu vencer, então todos podem. Oras bolas! Todo mundo é igual, todo mundo tem as mesmas oportunidades. Desigualdade é o caralho! Só não vence na vida quem não quer.

"Ain nem todo mundo tem as mesmas chances." Conversinha fiada.
02/06/2020 11h55
Tem vezes que acontece, mas em casos raros. A maioria é indicação ou contexto social que facilita.
anônimo
02/06/2020 07h10
Nesse sentido não de todos terem a mesma oportunidade, não
Porém no sentido de que se é necessário conquistar o que se quer ter para poder ter, nem que seja na base da sorte, sim
24/10/2019 06h47
Sei nem oque é, é atingir metas que iguais n atingiram é ?
24/10/2019 01h48
Pra mim, meritocracia só é válida como seletivo e apenas se todos os participantes tiverem acesso a todas as oportunidades em todos os aspectos, sem distinção. Fora disso é, no mínimo, injusto.
anônimo
24/10/2019 00h34
Eu acredito, mas não existe e nem tem como existir nesse mundo realmente do jeito que as coisas estão, claro tem algumas pessoas que conseguem se superar e sair de uma condição ruim para uma condição boa com grande esforço e admiro muito essas pessoas que tiveram essa força de espírito, mas a grande maioria que nasce em situação ruim acaba caindo em vitimismo e isso aí acaba comprometendo as chances, sem falar que nutrição inadequada leva a um pobre desenvolvimento cerebral, o que por si só já joga contra.