Beleza vamos lá, primeiro você já sabe se equilibrar em cima de duas rodas? Se não sabe seria interessante pegar uma bicicleta primeiro, ficar bem prático pra só depois passar para uma motoca.
Mas se você já tem as "manhas" do equilíbrio, já é meio passo dado.
Minhas dicas para ter um aprendizado simples e sem sustos.
Ao contrário do que a maioria pensa ou imagina, uma moto não necessariamente tem que ser acelerada para sair. Uma moto com rotação um pouco elevada já é o suficiente para que você faça conforme essas dicas.
- Primeiro passo encontrar um local vazio, sem movimento, e de preferência que esteja pavimentado, pode ser uma quadra de futebol ou sei lá o que estiver melhor disponível para você o importante é não ter movimento nenhum.
- Segundo passo é aprender antes de subir na moto, todos os seus comandos, freios, embreagem, acelerador, buzina, piscas.. Tudo, esteja já prático na hora de subir na moto, fique estudando isso dias antes de montar nela, para se concentrar melhor e saber onde estão os comandos para uma necessidade.
- Bom, após essas dicas vem a parte prática, que é a melhor parte. Com a moto já em uma rotação um pouco maior que o normal, não muito, só o suficiente para sair sem necessitar acelerar. Você senta, coloca a primeira, com os dois pés no chão começa a dar passos (andar no sentido literal), em cima da moto, e vai soltando a embreagem da moto, sem a necessidade de acelerar, quando você vê que já dá para tirar os dois pés do chão, você tira e assim já vai estar andando, e levemente, super sutil começa a esterçar o acelerador.
Bom é só isso, depois que você ficar prático nesta fase, você treina passar a segunda marcha que é o que vai te dar noção de saída, já que você não vai ficar usando este modo para sair né. É só para aprender inicialmente mesmo e perder o medo de andar.
Espero tê-lo ajudado, boa sorte com o aprendizado.