Essa é uma boa pergunta. Eu diria o seguinte sobre isso. É bom ter a experiência de morar juntos ao menos durante 6 meses antes de pedir em casamento, justamente por conta disso. Nesse tempo vocês vão entender exatamente como é a rotina um do outro e é aí que vocês vão perceber se realmente são compatíveis para casamento ou não. Morando separados dá para esconder muita coisa, mas morando junto aí já não tem como manter as aparências full time.
A sociedade antiga é hipócrita quanto a isso.
Eu parei de ficar com um rapaz, que não ajuda a mãe nas tarefas domésticas. Quando estávamos juntos, ele também não me ajudava em nada, mesmo eu pedindo. As viagens de vários dias são ótimas para conhecer a pessoa. Eu estudo, trabalho e quero alguém que divida as tarefas domésticas, a criação do filho. Não sou Amélia.
Uma colega hipócrita do trabalho veio dizer que depois que casa, melhora. Que o marido dela hoje era excelente e passou a ajudar em tudo. Que homem solteiro é assim mesmo. Curiosamente, um tempo depois, ela deixou escapar que usa descartáveis em casa porque se estressava muito com o marido, que sujava muita louça e não lavava. Ficou cansada de lavar pratos sozinha e hoje todos comem em embalagem de quentinha. Mulher mentirosa.
Quanto a personalidade e caráter, pela convivência, as pessoas mudam, tanto casados quanto solteiros. É natural do ser humano.
A pessoa explosiva, devido a perdas (greve de sexo, advertência no emprego), passa a ficar mais calma.
Se o cara resolve toda sexta feira sair com os colegas do trabalho pervertidos, um dia vai te chifrar. Se anda com alguém do bem, aprenderá com os bons exemplos, tornando-se uma pessoa melhor.
Eu não sou a mesma pessoa de 15 anos atrás. Mudei para melhor devido a boas influências e experiências.