1.09K  02/11/2019 19h04

Relações líquidas, moldaveis a qualquer tipo de ambiente, situação ou até mesmo circunstância.

Zygmunt Bauman traz essa reflexão nos seus livros modernidade líquida e amor líquido.

Só vejo relações supérfluas, sem aquela coisa de realmente amar alguém, ter alguém ali contigo que realmente te complete. Relações que só querem suprir uma necessidade momentânea.

O que vocês acham disso na atualidade?

elas perguntam
15 6
eles respondem
anônimo
01/11/2019 12h27
Acho que é culpa das mulheres que sao todas vadias e superficiais e nao servem pra ter nada mais serio nem profundo
01/11/2019 12h34
provas que as pessoas estao vazias interiormente buscando se preencher com a desculpa de estarem aproveitando a vida
eu quero um amor, e trabalho no meu carater, pra quando eu ter ele possa permanecer atraves do perdão do cultivo do amor, e da compreensão e sacrificio, pois não existe perfeição, mas persistencia em criar bons momentos
01/11/2019 13h28
Acho a visão dele enviesada, qual o problema em ter relações supérfluas? Por que temos que formar família necessariamente?
O ser humano pode viver sozinho, não precisa ninguém completar ele, ele não é incompleto. Isso não prejudica a sociedade.
01/11/2019 13h36
Acho raro uma relação dessas hoje em dia.
02/11/2019 18h53
eu sou um cara que sempre mudou de cidade, então não dava para manter um relacionamento sério por longos períodos.
você abandonaria tudo para viver um amor de verdade?
estou editando porque não respondi rsrs
acho que são convenientes e o ser humano é pacato demais para fazer algo diferente.
01/11/2019 21h43
Sinceramente acho uma bosta. Posso até ser careta, mas não troco a minha estabilidade e tranquilidade pra ficar me amarrando com qualquer uma só "pra não ficar sozinho".

Hoje o sexo é mais valorizado que as proprias relações humanas. Ninguém se preocupa em manter um relacionamento, só pensam em pequenos prazeres e status
01/11/2019 21h41
Achei que ninguem aqui curtisse Bauman
Estamos aqui e isso já diz muito sobre a modernidade líquida
anônimo
01/11/2019 21h38
anônimo
01/11/2019 21h27
Obs
01/11/2019 14h31
Eu não ligo, não me importo, gosto de fazer o que bem entender
anônimo
01/11/2019 13h34
O que acho? Olhe em volta.
anônimo
01/11/2019 13h33
Acredito que isso seja parte da evolução humana, os tempos mudaram, assim como os relacionamentos
01/11/2019 13h22
Amor líquido é só uma parte, é um mundo inteiro líquido. O Pondé fala de "era dos ofendidos", eu gosto de "era da flacidez", já vi, creio eu, que o Andrei falando em "era do ressentimento" aqui, são todas características desta época e destas pessoas.

Vejamos, você tira da sociedade a noção de hierarquia, a noção de responsabilidades e deveres, o comedimento moral, a capacidade de distinguir o bom do ruim, enquanto adiciona e estimula a uniformização social, a noção de "igualdade", a entrega aos instintos e desejos mais imediatos, a exigência de mais e mais "direitos" e a passividade moral; onde você acha que isso vai chegar?

A boa notícia é que essa espécie de código moral se encarrega de dar um fim nele próprio. Por outro lado, esse quadro ainda vai se agravar, espere pra ver o dia em que as mulheres vão virar, de verdade, mero objeto sexual masculino.
anônimo
01/11/2019 12h29
Discordo com esse tipo de relação. É superficial e enganoso.
anônimo
01/11/2019 12h29
E qual é o problema disso? Vc não ama ninguém eternamente, então tbm é uma necessidade momentânea. O que acontece é que hj as pessoas estão se libertando de amarras históricas e se permitindo novas formas de relações que não seja aquela coisa monótona e engessado da sociedade patriarcal.
elas respondem
anônima
01/11/2019 12h47
Já li um pouco sobre.
Minha opinião:
Obviamente nós causamos isso, tudo o que ocorre hoje não é totalmente culpa da tecnologia(pois, para mim, está representa um "meio" e não um "fim") e sim porque nos acomodamos em determinadas posições.

Os nossos amores são líquidos por causa de uma dualidade de nossos próprios sentimentos, permanecemos acomodados mas queremos estreitar os laços, trazendo um impasse nessa questão.

Eu acredito que a maioria dos amores já estão perdidos, não dá mais para recuperar! Por causa de nossa acomodação inicial(tenho uma visão mais negativa quanto a isso) mas acredito que alguns sentimentos ainda possam ser recuperados, tudo depende da nossa geração, elas querem mudar?
Acredito que não!(Falo pelo que vejo) Mas como sempre digo, vida que segue!
Se cada pessoa se propor a mudar, talvez as coisas melhorem.
01/11/2019 21h16
Devíamos refletir mais sobre nós mesmos, mas com sinceridade, é imaturo desejar algo do outro, quando não damos a recíproca.
anônima
02/11/2019 19h04
acho que as pessoas desenvolveram um medo de se comprometer, de demonstrar suas emoções, de deixarem para trás a infinidade de possibilidades que hoje temos (pq podemos nos relacionar com qq pessoa do mundo online e compará-las ao nosso contexto real) e isso faz com que seja cada vez mais difícil entender a dinâmica das relações e até onde estamos "permitidos" a nos apegar e nos apaixonar pelos outros... é um pouco triste
anônima
02/11/2019 19h01
Isso é tao modinha.
anônima
02/11/2019 18h59
Eu fujo de sociologia kk
01/11/2019 12h33
é uma ilusão, né? fora que usar pessoas apenas para suprir algo momentâneo é péssimo, mas aí cada um sabe sobre si.