Como estou me formando agora me veio essa questão que há vários meses perambula por minha cabeça, ter feito faculdade realmente valeu alguma coisa?

Vamos raciocinar, faculdade geralmente dura de 5 a 6 anos, levando em conta fatores como reprovações, choques de cadeira, imprevistos e tal. Você arranja um estágio que só te paga 500 por mês (o que não sustenta você em nada), quando se forma vai trabalhar como um escravo ganhando seus 2 a 3k por mês, isso só depois de terminar a faculdade.

Agora imagina você recém saído da escola passando em um concurso de técnico federal com 18/19 anos de idade, ganhando seus 3k. Levando em conta que nos 5 anos de faculdade você é sustentado pelos pais, no seu trabalho concursado você praticamente não teria nenhum gasto com a casa, ou seja, dá pra juntar grana numa boa.

Aí vamos imaginar (desconsiderando inflação e tals):
-com esses 3k por mês sem gastar nada em um ano você já teria uns 35k (já dava pra comprar um carro zero completo)
-se quisesse juntar em 2 anos teria uns 70k (já dava pra comprar um carro BOM completo)
-se você não fosse muito afim de carros em 4 anos já teria uns 170k e já teria condições de comprar uma casa e se virar sozinho.
-em 6 anos já teria casa, carro e já estaria todo ano fazendo uma viagem internacional...

E nesse período na faculdade o que você tem? PORRA NENHUMA! SÓ APERREIO! PROFESSOR FDP TE FUDENDO! TER QUE ESTUDAR COMO UM IMBECIL PRA ACABAR LOGO AQUELA PORCARIA PRA NO FINAL NÃO GANHAR PORCARIA NENHUMA E TODO MUNDO AINDA FALAR QUE VOCÊ É UM FRACASSADO PORQUE NÃO ESTUDOU E É BURRO!

eles perguntam
12 15
elas respondem
anônima
03/11/2019 18h37
Observando exemplos perto de mim, chego à conclusão de que faculdade não vale a pena. Vi gente que fez curso técnico e se deu muito melhor, passou em concurso e tá ganhando super bem. Enquanto pessoas com até duas graduações ainda tá desempregada.

Eu acho que faculdade só vale a pena se for algo no qual a pessoa realmente leva jeito, se identifica. Mas entrar num curso por entrar, acontece como vejo acontecer com a maioria: conclui a graduação e deixa o diploma juntando poeira.
anônima
12/08/2020 12h30
Com faculdade pode ser ruim, sem ela pior. Adquirir conhecimento nunca será um desperdício.
anônima
07/07/2020 10h30
o brasil foi intencionalmente abatido há anos atras. intencionalmente destruiram o brasil, pois não queriam qualquer faísca (ainda que mínima) de alguma independencia. O resultado é visto nos ultimos anos e ainda se verá o belo estrago. A tendencia é a mao de obra barata e precarizada e os ''empresários'' com caixa de entrega de comida nas costas e afins.
Pra que faculdade? A uberização tá aí... há engenheiros, advogados fazendo corrida no uber para TER O QUE COMER. É so o começo, pois os carros/peças/manutenção ainda são resquicios de uma epoca de facilidade para qualquer zezinho financiar e ter acesso. O estimulo ao ''empreendedorismo'' >> bolo de pote e trufa, etc ainda vai longe... Não se ver importancia na educação (e ela restrita a poucos ~especialmente a educação superior) é só o brasil sempre foi a maior parte de sua história: a colônia brasil.
anônima
07/07/2020 02h07
Pensa pelo lado bom, pelo menos garante uma cela especial.
anônima
03/11/2019 18h28
Pra mim vale, não penso tanto na questão do dinheiro e sim de realização pessoal, só o fato de estar estudando e adquirindo conhecimento sobre assuntos que me interessam já me torna uma pessoa mais feliz.
anônima
12/08/2020 12h25
Olha, eu fiz faculdade e estou desempregada, mas me formei antes da pandemia. O que observo é que faculdade já não é mais um diferencial, se a pessoa cursar achando que não vai ficar sem trabalho, está muito errada. Mas, eu sempre gostei muito de estudar, então eu não fiz faculdade só pela questão do trabalho. O legal mesmo é depois de se formar continuar buscando, não dá pra parar.
anônima
13/08/2020 11h19
Eu acho que depende muito de como vc faz a faculdade, se for um aluno medíocre realmente vc n vai conseguir nada e não vale a pena.
Mas se for alguém que sabe aproveitar oportunidades vc se dá muito bem.
anônima
13/08/2020 15h15
Acho que vale a pena fazer sim
12/08/2020 12h15
No mínimo as pessoas ficam alguns anos estudando pra concurso até passar.
07/07/2020 00h16
Claro que vale a pena vantagens em trabalho, entre várias coisas.
eles respondem
03/11/2019 18h42
Pq as pessoas valorizam tanto um carro zero? É só um meio de transporte.
Enfim, se vc pensa em concurso, um concurso de nível superior paga muito mais do que 3k.
anônimo
11/12/2019 19h53
Cara o negócio no Brasil é você dar um jeito de montar seu próprio negócio sabe, nem que seja pequeno mas pelo menos você no futuro poder a ter bons lucros. Eu estou pensando em montar algo relacionado à comida pra ganhar um dinheiro
11/12/2019 19h30
Nao faz faculdade.

Daqui 5 anos te contrato a 1200 reais, ate o final da sua vida.

Faculdade é ensino, isso ninguem tira de vc.

O payback da faculdade de engenharia gira em torno de 1 ano, a minha por exemplo foi em 3 meses.

Mas nao faz faculdade nao.
03/11/2019 18h36
Ai fica o resto da vida ganhando 3k, enquanto que um engenheiro, medico, ou sei lá o que ganha esses 2k inicial mas com o tempo vai subindo, fora que tendo um diploma aumenta muito as tuas chances de conseguir emprego fora do pais.

Além do mais, quando tu faz universidade tu aprende coisas que tu nem fazia ideia que existiam e tu exercita a tua mente pra não ficar burro pelo resto da vida.
13/08/2020 11h13
Se vc faz faculdade exclusivamente pela renda e trabalho.
Faz um sentido sim
07/07/2020 02h03
O seu cálculo é burro. Você tá dizendo que a pessoa em 6 anos vai conseguir juntar todo o dinheiro, mas e as contas, a energia? A internet? O celular? A comida?
Você não compra roupas? Você não come fora?

Esse seu cálculo só faz sentido se você morar com os pais e não tiver que pagar nada.
13/08/2020 11h16
Pra mim, valeu. Até pq não tem vaga de concurso público toda hora e passar não é fácil.
E quanto ao carro. Conselho de quem tem. Ande de Uber.
anônimo
14/07/2020 03h35
Eu sou servidor público, faculdade foi fundamental pra isso.
Sempre fui servidor, nunca ganhei menos de 6mil na vida, desde quando tinha 18 anos.
anônimo
07/07/2020 00h13
Ob
Ted
11/12/2019 22h44
Sua pergunta só meu deixou ainda mais perdido nessa vida
anônimo
11/12/2019 22h40
Logo( já tem na verdade) o Brasil terá uma geração toda universitária sem qualificação nenhuma que terá que se virar em sub empregos para sobreviver com o mínimo
anônimo
11/12/2019 20h00
Faculdade significa capacidade natural ou adquirida para realizar alguma coisa. Vc não precisa utilizar tais capacidades adquiridas pra trabalhar socado em escritório ganhando 2 a 3k por mês :)

Vc tem um leque de conhecimento adquirido durante anos de graduação. Vc pode fazer o que quiser com ele :)

Vc é senhor do seu destino.

No tocante a concursos públicos, bom, vc tendo ensino superior, vc pode ingressar em uma vaga voltada pra sua área no setor público e ganhar super bem. Ou pode ingressar em uma vaga pra nível médio e usar seus conhecimentos adquiridos na faculdade à seu favor para criar uma solução nova e até mesmo receber por isso :)

O céu é o limite.
anônimo
03/11/2019 18h57
Vale sim
anônimo
03/11/2019 18h30
Só vale a pena se VC tiver indicação
Se for fazer achando que entregar CV depois vai adiantar .....não vai adiantar de nada