Vamos deixar algumas coisas claras aqui. Para fazer a histerectomia, há algumas indicações, que são as seguintes:

1 - Menorragias severas: a histerectomia é realizada quando todos os tratamentos menos invasivos falham (embolização de artéria uterina, por exemplo), e quando o quadro das menstruações pesadas levam à anemia importante.

2 - Fibróides (miomas): miomas grandes que pressionam a bexiga, por exemplo, ou muito numerosos e com lesões neoplásicas (câncer) podem ter indicação de histerectomia. Miomectomias complicadas também pode ser convertidas em histerectomias.

3 - Prolapso de órgãos pélvicos (vagina/útero): falha do tratamento conservador, que inclui exercícios dos músculos pélvicos, os Kegels, pessários cervicais. Há um tratamento cirúrgico (a colpocleise) sem a retirada do útero, mas que tem risco grande recidiva, entre 30% e 50% de chance de novos prolapsos.

4 - Anormalidades cervicais: lesões pré-neoplásicas (pré-câncer) raramente têm indicação de histerectomia, a não ser que não se resolvam com outros procedimentos (conização do útero)

5 - Câncer: autoexplicativo

6 - Hemorragia pós-parto que não se resolve com manobra bimanual, uterotônicos, embolização, etc.

7 - Dor pélvica crônica: endometriose não responsiva a medicamentos

Como cirurgião, nunca faria uma histerectomia eletiva, nem mesmo se eu fosse obstetra. Só em caso de urgência ou emergência.

Por quê? GO é a classe médica que mais sofre processo no Brasil. Histerectomias figuram entre boa parte dos processos, especialmente se foram feitas de forma eletiva (procedimentos que não são de urgência ou emergência). Ou seja, tem muita gente arrependida por aí de ter tirado o útero.

Ah, e é bom lembrar que como procedimento cirúrgico, sempre há possibilidade de complicações. Menos um motivo para fazer uma cirurgia do tipo. Há outros tratamentos menos invasivos, menos arriscados e com resultados finais satisfatórios para o paciente em relação a uma histerectomia.
08/11/2019 00h17
Minha mãe retirou, mas foi por conta de um mioma grave.
anônimo
08/11/2019 00h12
Que papo é esse? Ta maluca?
elas respondem
08/11/2019 00h55
Se eu tirar, não poderei ter filhos. Então não.
anônima
08/11/2019 00h17
Desencana que você nao
Consegue , só no caso de câncer e olhe lá ....
anônima
08/11/2019 00h54
se fosse necessario
anônima
08/11/2019 00h13
Nunca.
08/11/2019 00h13
Ah sei lá acho que ainda é muito cedo pra mim pensar algo a respeito
anônima
08/11/2019 00h14
Pq faria isso ? O útero tá ligado A saúde, só pode tirar se tiver doente
anônima
08/11/2019 00h12
Tenho
anônima
08/11/2019 00h53
Não
anônima
08/11/2019 00h13
Eu já tive quando era adolescente. Minhas cólicas eram tão fortes que eu cheguei a ir a ginecologista pra falar sobre uma possível cirurgia. Mas ela me.explicou direitinho que não podia etc.
anônima
08/11/2019 00h54
não, desnecessário
anônima
08/11/2019 00h59
Não vejo necessidade.
08/11/2019 01h00
Já tive. Hoje não faria.
anônima
08/11/2019 00h12
Não