O Brasil é um país de dimensões continentais, cheio de recursos naturais, sem terremotos e tantas outras catástrofes da natureza. Porém sempre está aquém da sua real capacidade, fomos mais ricos do que a China no século passado, por volta de 1820, pouco antes da Independência, o Brasil era mais rico do que a Austrália e quase tão rico quanto a Suécia. Passados três séculos, australianos e suecos lideram os rankings de desenvolvimento humano e vivem em sociedades que estão entre as mais avançadas do nosso planeta. Um exemplo mais recente de como o Brasil é deixado para trás é a Coreia do Sul que no final do segundo milênio era um país falido e hoje tem umas das melhores qualidades de vida do mundo.

eles perguntam
0 6
eles respondem
09/11/2019 23h25
Isso envolve vários e vários problemas.

Digamos que possuímos um sistema corrupto desde muito tempo, e as constituições que o Brasil possuíram ao longo das décadas apenas facilitaram para que o sistema corrupto se sobrevalesse. O modo corrupto de fazer negócios virou parte da cultura brasileira. As pessoas culpam os políticos corruptos, mas o fato é que a nossa corrupção é algo cultural, vem da própria sociedade, e então gera os políticos corruptos.

Você fala da Suécia, e Austrália, mas será que eles são como o povo brasileiro, que sempre pensa primeiro nos próprios interesses para depois pensar no interesse dos outros? Olha a educação que os países desenvolvidos possuem e compare com o Brasil, e terá a resposta do porque o Brasil é um fracasso em tantas coisas.

Não falo de educação escolar não, falo de educação respeito, aquilo que é passado de geração para geração através da cultura, e nisso o Brasil é bem podrão. Aqui você tenta atravessar uma rua pela faixa de pedestre e os carros aceleram para te atropelar, vai lá nos países desenvolvidos para você ver se é igual. Até os EUA, que não é lá o melhor exemplo de país total educação, lá mesmo você pisa na faixa, e os carros já reduzem para parar, é outro nível.

O Brasil precisa mudar esse sistema nojento, mas primeiro começar por essa cultura porca cultivada por anos, aprender ser mais humilde, respeitar os mais velhos como no Japão, respeitar o transito, e sobretudo, respeitar o diferente de modo geral, talvez só assim teremos alguma chancezinha no futuro.
anônimo
09/11/2019 18h40
Pois é uma colônia saqueada desde a invasão dos europeus até hoje. Os poderosos internacionais mandam nos poderosos nacionais para que consigam as commodities de forma mais barata possível. Não deixam o país se industrializar, desenvolver programas nucleares, satélites nada. A economia sempre vassala ao império terrorista do caos (EUA e capachos). E quando um governo eleito sai um pouco sequer dessa linha, é demonizado e derrubado seja por militares covardes e vendidos, seja por um congresso podre, tudo na cara do povo tapado que cai em qualquer fake news de zapzap ou grande mídia, tudo orquestrado pelo império terrorista do norte. E ainda acabam votando em bolsolixo, um entreguista lesa-pátria de mão cheia. Vai BraZil!
anônimo
09/11/2019 18h32
Nossa elite parasita
09/11/2019 18h29
Nossa cultura não ajuda!
09/11/2019 18h32
Tudo começou com a proclamação da República(pessimo sistema que faciita a corrupção),depois forte intervencionismo estatal,altos indices de corrupção,Governos estatistas,cultura lixo,etc.
anônimo
09/11/2019 19h24
Pergunte para o Deodoro da Fonseca.