Eu não sei vocês, mas eu acho a prova muito pesada. Aquelas 180 questões gigantescas e toda a pressão que se cria em torno dela são um tanto quanto cansativas.
Quando as provas eram aplicadas no mesmo final de semana era ainda pior, o cansaço mental era mais intenso e no segundo dia muita gente já estava esgotada. Agora pelo menos tem uma semana de descanso, mas mesmo assim é um negócio punk.

(Pergunta feita em 11/11/2019)

elas perguntam
12 10
eles respondem
anônimo
11/11/2019 13h22
ENEM deveria ser extinto, processo de seleção ao ensino superior em universidades federais baseados no histórico escolar, seria mais eficiente.
11/11/2019 13h20
É muito cansativa. Nem sei como eu consegui ter um bom resultado.
12/11/2019 00h05
Terminei em 1 hr e fiquei cansado de ficar esperando pra ir embora.
anônimo
11/11/2019 13h33
Acredito que sim, na minha opinião devia ser 45 questões aos sábados e a restante no domingo em dois finais de semana, mas como o amigão disse devido a proporção de possibilidades acho também que deve ser bem cansativa mesmo, assim é justo
anônimo
11/11/2019 13h26
Obs
11/11/2019 13h21
Concordo.
anônimo
11/11/2019 13h19
E muito interpretativa. Por isso me inscrevi em outros vestibulares também
Mas se vc fizer muitos simulados durante o ano vc consegue usar melhor o seu tempo
11/11/2019 21h36
muitooooo
11/11/2019 13h18
Acho ok para as possibilidades que ela pode oferecer
11/11/2019 22h00
Sim, é questão demais pra pouco tempo, nem tem tempo o suficiente de fazer tudo aí acaba tendo que chutar várias. Seria melhor se fosse metade da quantidade de questões
11/11/2019 22h02
Com toda certeza que é sim, ainda bem que já fiz minha facul há muito tempo atrás kkk
anônimo
11/11/2019 22h03
Mas a prova é feita para selecionar os melhores para estudar nas universidades e não para ser tranquila.
elas respondem
anônima
11/11/2019 14h01
É péssimo, ainda mais para quem teve um ensino médio precário, tem que começar tudo do zero, sem cursinho ou algo do tipo para ajudar.
anônima
11/11/2019 21h58
É um sistema de avaliação ultrapassado, além disso, as questões não são objetivas, o que torna tudo mais cansativo e embaralha o cérebro de quem está tentando se manter concentrado.
anônima
11/11/2019 14h43
Demais. Só fiz uma vez e saí da prova acabada.
anônima
11/11/2019 14h31
Sim é cansativa, só vale a pena pra quem vai fazer medicina ou algum outro curso caro , esses outros cursos baratos como adm , serviço social , pedagogia ,é melhor a pessoa fazer o vestibular da própria Universidade
anônima
11/11/2019 14h28
Muito cansativo, fiz a prova duas vezes e nas duas eu chorei de cansaço mental
anônima
11/11/2019 13h28
Participar de uma maratona esportiva também não é fácil, ainda assim muitas pessoas treinam e superam os seus limites.
11/11/2019 14h27
Concordo. Eu não gosto do Enem porque eles enchem muita linguiça nas questões. Existem vestibulares melhores e com questões mais objetivas.
anônima
11/11/2019 14h23
O nosso sistema de avaliação é completamente maluco, é comprovado que após um período nosso cérebro começa a não prestar mais atenção nesses tipos de avaliação, então biologicamente vc está lascado nesse Enem.
11/11/2019 13h18
Acho sim! mas olha só, se vc entrar em uma faculdade de medicina, na federal por exemplo, vale a pena se matar de estudar!

Agora imagina do outro jeito: uma prova mais fácil, imagina os profissionais que teriamos?

O ensino no brasil ainda tem que melhorar muito.
anônima
11/11/2019 14h36
extinção de enem e no lugar processo seletivo para emprego.
brasil precisa de trabalho não gente estudando. deixa o ensino superior como sempre foi apenas para poucos, assim menos grana nessa area que pode ser alocada para outra que venha a beneficiar a maioria dos brasileiros.
acordem!