Olha, minha opinião aqui e de acordo com minha percepção.
Na minha opinião, ou melhor, juntando observações multiníveis que eu fiz, o amor de mãe tem uma base bastante multifacetada. Tem raízes biológicas pelo fato de que o feto ficou dentro do corpo da mãe durante 9 meses, tem aspectos energéticos porque essa estada do feto gera uma conexão forte dos campos magnéticos entre mãe e bebê, então basicamente vai ser o maior amor que uma pessoa poderá experimentar durante a vida e o amor mais próximo da verdadeira essência e significado mesmo de amor, que é se importar com a pessoa de forma incondicional e independente até de caráter.
Já no caso do amor entre casal, bom, esse geralmente vai surgindo com o passar do tempo devido à interação dos dois e das experiências compartilhadas entre os dois, principalmente as experiências mais complicadas são as melhores para fortalecer um amor verdadeiro ou mostrar que definitivamente você ainda não chegou ao ponto de amar aquela pessoa.
Então para mim a diferença é que no caso do amor de mãe a conexão é muito maior desde o princípio, por conta da interação entre os campos magnéticos de mãe e bebê desde o momento da fecundação até concepção, no caso do casal requer mais esforço e mais tempo para se desenvolver porque as experiências compartilhadas dificilmente serão tão intensas como os 9 meses que a criança passa no útero.
mãe ama incondicionalmente( algumas)
vc ama sua mãe como algo especial, único, uma rainha que deve ser idolatrada.
já amar um cara, vc ama um conjunto que inclui sexo, paixão, uma frenesi louca, vc pode até ser capaz de qualquer coisa por essa pessoa. só sentindo.