eles respondem
Sim, existe. Por exemplo, a abordagem cristã. Você sente culpa? Sabe que errou, não repetiria, voltaria atrás se pudesse? Pode ser que pedir desculpas faça bem, mas aí é caso a caso. O importante é que você já está perdoada pelo seu erro pelo sua reação de culpa e tristeza. Ore, use a fé que tiver, seja ela qual for, isso não importa. E segue em frente, não repita o erro, não se deixe levar por aquelas emoções e desejos que te levaram ao erro. E era isso. É o que eu mais amo na Cristandade, embora quem se rotula cristão - e eu não faço isso - geralmente nem entende nem pratica.
Já passou e tem que deixar ir. Pense bem e dedique um tempo bom o suficiente pra dissecar todo o assunto com você mesma, como foi, no que deu, como se sente e quando esgotar tente promover um "enterro' pra essa culpa, faça algo simbólico como escrever o ocorrido e queimar a folha ou enterrar mesmo.
Se souberem me digam... seria muito útil.
Confesse para um padre e pronto, tá perdoada e livre para cometer outro pecado.
Olha, esse sentimento é natural, chama-se remorso, mostra que vc se arrependeu. Pense da seguinte forma: tudo que vc sabe hoje provém de coisas que vc viu, ouviu e de coisas que vc fez no passado. Para se aprender a gente erra, erra, erra para depois acertar. Erros fazem parte desse processo de aprendizado. Como vc mesma disse foi um erro que vc cometeu, se cometeu é pq vc não sabia, hoje vc aprendeu, então esse erro de certa forma foi válido.
As pessoas te perdoaram assim sendo não foi nada grave, se ele outros perdoaram, pq vc também não pode perdoar. Jogue esse erro nas costas, figurativamente falando, pq assim vc não o vê mais e siga em frente.
Eu tento meditar na questão: fecho os olhos e digo a mim mesmo que já estou arrependido e não farei novamente. Que não há motivos para me torturar por algo que não sou mais.
Bom, isso acontece, estamos todos sujeitos a isso. Basicamente você não conseguiu se perdoar até hoje, porque se tivesse conseguido, não estaria mais sentindo culpa e vergonha. Apenas reconheça que na época você talvez fosse um pouco imatura e acabou agindo por impulso e sem muita reflexão, uma coisa que você possivelmente não faria mais de novo, aceite o erro, reconheça como um ponto de necessidade de reavaliação que já foi feita e se desconecte dessas emoções pesadas.
Faz igual eleitor do Bozo:
Deixa a desgraça acontecer e finja que não tem culpa!