Eu duvido muito que uma pessoa seja capaz de amar e trair ao mesmo tempo. Eu só sei que mesmo na amizade, isso dói, imagine em um relacionamento amoroso... é um tapa na cara de ingratidão!
Tinha uma psicóloga que falava que tudo que acontece na relação é responsabilidade meio a meio.. ela dizia que se alguém se sente suprido em uma relação não irá trair, então a falta de algo no outro leva a pessoa a trair.. ou seja a responsabilidade seria metade do outro que está em falta com algo e metade do que fez a traição
Faz parte da natureza, não somos seres perfeitos que iremos conseguir controlar nossos impulsos e desejos carnais.
Mas também acredito no autocontrole, fruto da sua racionalidade humana, de raciocinar antes de agir, refletindo sobre o que aquilo pode causar, reconhecer o voto de fidelidade para o(a) parceiro(a) seu.
Se quiser trair, é melhor separar antes, não deixe pessoas se magoarem por isso.
Porque somos fracos e sujeitos ao erro, isso é uma coisa bem básica mesmo da nossa natureza. Pessoas FDP traem porque são FDP mesmo, mas pessoas boas, sinceras, apaixonadas, também estão sujeitas a isso. A vida é complexa pra caralho, véio.
Existem várias razões, mas creio que as mais comuns sejam devido ao desgaste do relacionamento e aparecer alguém pelo qual a pessoa se sentiu muito atraída fisicamente e não conseguiu resistir, para mim essas duas são as maiores causas e nessa ordem. Eu não trairia porque já fui traído, demorei 5 anos para me recuperar e sei como é terrível o peso e a sensação de humilhação, insuficiência e incompetência.