Meu lado racional veio à tona hoje:
1. Por que me preocupo com pessoas correndo atrás de uma bola?
2. Eu não ganho dinheiro torcendo para o Santos, na verdade perco.
3. Ganhar ou perder não fará diferença alguma na minha vida.
4. Perco tempo assistindo e vendo notícias sobre jogos quando poderia estar lendo um livro.

eles perguntam
6 12
elas respondem
anônima
19/11/2019 18h44
Acredito que seja uma maneira de extravasar, torcer por algo significa que você irá gritar, pular, chorar, é algo que ajuda a "por pra fora". Mas, realmente, acho bobagem sofrer por essas coisas, porém, como disse, é uma maneira de extravasar.
18/11/2019 20h55
adoramos um pão e circo né, futebol é uma coisa que nos entretém dessa vidinha miserável que levamos
anônima
18/11/2019 20h26
Sexo é parecido, é nojento mas todo mundo gosta.
anônima
18/11/2019 20h09
mais uma forma de manipulação do povão. além de aliena-lo, ainda tira grana dele.
2 coelhos com uma cajadada so
18/11/2019 19h18
Não sei também
anônima
18/11/2019 19h16
Parabéns, atingiu o auge da racionalidade, minha opinião. É que isso desperta paixão, com seus lados positivos e negativos. Não vejo errado gostar de futebol, mas vender casa, agredir os outros e ofender todo mundo por causa de futebol, acho que não é culpa nem no futebol, mas dá índole fraca da pessoa.
eles respondem
18/11/2019 20h05
Nós gostamos de competir e disputar. Está na nossa natureza. Esporte, seja ele qual for, basicamente satisfaz esse desejo e nos vemos representados ali. Quando meu time ganha do seu, é como se eu ganhasse de você. Daí a satisfação.

Também gostamos de apreciar habilidades. Atletas treinam pesado para atingir esse nível, é como um espetáculo. Ver um cara fazer coisas que não conseguimos por si só já é interessante. A paixão do atleta, em vencer, em se superar, desperta a paixão em quem o vê. Pode ser amor pelo atleta que cria amor pelo clube. Pode ser herdado, alguma memória afetiva. Pode ser cultural, aqui criança joga bola desde moleque, bola é um dos primeiros brinquedos do bebê, faz parta do nosso crescimento enquanto criança. Grandes jogadores são como heróis para a molecada. Pode ser pelo time ser de sua cidade, seu bairro, ter alguma ligação pessoal com o clube. Pode ser pelo patriotismo, a Seleção também cria esse amor. Embora desde 2006 eu acho que a do Brasil morreu.

Enfim, sofre porque ama, e amar significa sentir emoções. Alegria, tristeza, raiva. Futebol é o esporte mais encantador, onde nem sempre o melhor ganha. Forças imensuráveis como vontade, entrega, apoio da torcida, o tornam tão apaixonante. Nos demais é muito raro isso acontecer. Sorte, uma jogada mágica ou erro do outro time ou do juiz. O futebol nem sempre é justo, e isso anda em sincronia com a vida, porque nem sempre a vida é justa também.

Também há um quê de egoísmo e vaidade. Ler livros, se preocupar com sua vida e seu dinheiro, diz respeito somente a você. No futebol, quando você ganha, outros perdem, a graça é zoar e se sentir melhor que os demais.

Há a perda de identidade individual para ser parte de um coletivo. Quando você veste a camisa e grita gol, na arquibancada, bar ou em casa, tanto faz seu nome, idade, cor, profissão, você deixa de ser um para ser parte de milhões, somos todos apenas torcida e time em sinergia e um não existe sem o outro.
anônimo
18/11/2019 20h09
Sem explicação,haha
anônimo
19/11/2019 18h40
eu era fanático por futebol, passava mal... mas ai amadureci e parei cm isso mkkk
18/11/2019 21h09
o melhor é o perfil com o brasão de um time kskssksksksk
anônimo
18/11/2019 20h11
Resumir a tudo isso é besteira, você sente, então tem importância.
18/11/2019 20h10
Não tem nada de lógico, isso é paixão.
18/11/2019 19h09
Quando sua vida é uma bosta, tem que usar alguma muleta emocional pra se ter um pouco de animação e sentido
anônimo
18/11/2019 20h08
E qual a lógica de continuar vivendo se a vida só me trás sofrimento? Eu tenho direito de me retirar.
18/11/2019 20h06
Então, eu concordo plenamente com você e já parei de acompanhar futebol faz tempo também, mas para quem gosta eu não vejo nenhum problema também.
18/11/2019 19h15
É divertido. Não há nada errado em apreciar um esporte, criar vínculos com amigos, experimentar emoções coletivas intensas. A civilização já faz há cinco mil anos. O errado é deixar que a coisa tome uma proporção fora de tamanho e sofrer permanentemente, brigar, agredir. E isso qualquer merda tb, grupos de rock e outras coisas. O fanático só um fanático. Não é culpa da coisa pela qualquer a criatura se fanática.
anônimo
18/11/2019 19h13
Para clube eu não sofro não, mas quando é jogando futebol no Playstation, fico putasso...kkk
Quando junta os amigos... Se eu virar o boné para trás, É essa a hora de botar pra "foder" kkkkkk todo mundo faz isso. Certeza.