Não penso assim. Acho que essa data está aí para que o povo jamais esqueça da nossa história, onde pessoas de uma etnia diferente era considerada automaticamente inferior só por ser daquela etnia.
votei em Não
20/11/2019 16h48
Nem sei, é bem confuso, procuro nem compreender mais. Digo isso porque até há algum tempo atrás (pelo menos aqui, observando as coisas na minha realidade) as pessoas por exemplo com cabelo afro, traços negróides mesmo sendo de cor de pele bem clara, eram meio que obrigadas a se afirmarem negra. Senão, as outras pessoas pegavam no pé, ficavam falando que a pessoa tem vergonha da raça, num sei que mais lá.
MASS agora...eu vejo pessoas negras de pele escura e demais traços negróides brigando dizendo que só eles é que podem se autoafirmar negros de fato, e que os demais que antes também se diziam negros NÃO podem tomar o lugar deles...tendeu?? rsrs
Pois eu não.
Então mesmo vendo a minha amiga mulata claríssima, mais clara que eu, cabelo liso natural, botando no status que tem orgulho de ser negra, fico na minha. Se ela tiver que brigar com alguém por causa de racismo, que seja com quem entenda, por minha causa não seja. As atuais autoridades no assunto que se manifestem.
anônima
20/11/2019 16h03
Acho que uma parte sim
20/11/2019 16h33
Não. É uma forma de dizer, olha não existe igualdade racial, vamos lutar. Meio para fazer as pessoas não se acomodar, eu vejo assim. No dia que inexistir o preconceito então esse dia não será tão útil a não ser para lembrar apenas a resistência do Zumbi do Palmares.
votei em Não
anônima
20/11/2019 16h34
kkkk
anônima
20/11/2019 16h52
O nome já diz tudo ;)
votei em Não
eles respondem
anônimo
20/11/2019 16h02
E pior é que usam o Zumbi, que tinha escravos.

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Essa esquerda é uma piada.
votei em Sim
20/11/2019 16h03
É preciso conhecer para entender :)
20/11/2019 16h08
Detesto todos esses movimentos relacionados a cor, etnia e etc... Eu acho que isso só aprofunda o conflito de classes. O racismo só vai ser de fato exterminado da sociedade quando pararem de falar disso.
anônimo
20/11/2019 16h09
Acho que não. Para mim, é representando o que os negros sofreram e o que eles ainda sofrem...

Mas os próprios negros, infelizmente, cometem racismo com eles mesmos.
votei em Não
20/11/2019 16h02
Não muda merda nenhuma, só aumenta o índice de masturbação mental na internet.
anônimo
20/11/2019 16h54
Não acho necessário um dia para lembrar de períodos tortuosos da nossa história, só serve para lembrar que os negros foram explorados e escravizados pelos brancos. Essa história de que serve para gerar uma consciência para no futuro evitar que se repita é balela, temos é que esquecer.
votei em Sim
20/11/2019 17h02
Se fosse feita da maneira correta...
Quem libertou os negros da escravidão foi a princesa Isabel e seu pai Dom Pedro II. Eles lutaram a vida inteira para aprovar essa lei e finalmente quando ela é aprovada a elite da época dá um golpe de Estado na monarquia.

O dia da consciência negra deveria ser o dia da consciência escravagista, que seria comemorado no dia da assinatura da lei áurea. Nesse dia o governo e a sociedade deveriam fazer campanhas para a conscientização dos males da escravidão, do sofrimento que causou para os envolvidos. Deveria ser um dia de luto e ao mesmo tempo alegria pois a escravidão não existe mais.

Mas não, a dia da consciência negra é para homenagear Zumbi dos Palmares, rebelde que matava pessoas, escravizava outros negros e inclusive tinha seus próprios escravos negros também.
Qual a lógica disso?

Só pra lembrar também, o sucesso de Dom Pedro e princesa Isabel na libertação dos escravos foi excelente. Nos EUA a libertação dos escravos causou uma guerra civil terrível onde muitas pessoas morreram.
Aqui não teve guerra, mas teve golpe de Estado... Pelo menos ninguém morreu...
votei em Sim
20/11/2019 17h36
esse feriado serve para mostrar as formas de preconceitos
e como combate-los, falar de preconceito não aumenta este e sim diminui
falar de pedofilia, não aumenta o numero, mas serve para se atentar ao que estar errado e diminir as taxas
votei em Não
anônimo
20/11/2019 17h49
Eu inútil esse dia.
votei em Sim