Bem, essa é a segunda referência em que acho esse símbolo, que é um cetro com uma ponta similar a uma mão fazendo "símbolo de revólver", com o polegar, o índex e o dedo médio extendidos e os outros flexionados. Eu consegui encontrar em várias imagens que retratam Hugo Capeto, como essas:

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQFX7lVgWdqXQNT_Pp_aWAeA_YEWYNWEWAoTd0b-6QQNR9KbGpq3g&s

Esse foi o primeiro imperador do império Franco, e fundou a dinastia Capetíngea, que foi seguida pela Merovíngea e pela Carolíngea, sucedida pelo triunvirato de Luís, Carlos e Lotário.

Mais recentemente, encontrei esse mesmo símbolo no que imagino ter sido o brasão do império do Brasil, no lado esquerdo e superior de quem olha para a bandeira. Alguém saberia dizer de onde surgiu esse símbolo, colocado em cetros?

eles perguntam
3 1
elas respondem
anônima
27/11/2019 01h18
Baphomet faz o msm símbolo
anônima
27/11/2019 09h12
É o símbolo de "Vida Loka" ao contrário, o símbolo "VL" dos "maloka" tem a palma da mão virada para dentro.
eles respondem
anônimo
27/11/2019 05h45
Hugo Capeto consolidou sob sí o poder político e religioso da França no Século X, era das cruzadas. Esse é o sinal manual usado pelos religiosos para fazer o sinal da cruz quando dirigem-se a alguém ou a um grupo.

Até hoje os padres o utilizam quando vão benzer alguém, el respeito ao simbolismo de como Jesus Cristo fazia o sinal da Cruz como bem citou a @MeredithGrey.

Como Hugo Capeto entitulou-se Abade, apesar de leigo, ele carregava o cetro (um costume da época) com o símbolo de cunho religioso para ressaltar sua condição.

No símbolo do Brasil Imperial reforça a importância da Igreja Católica e do cristianismo como influência religiosa, visto que do outro lado temos o cavalo que historicamente representa o exército através da sua cavalaria.