A gravidez psicológica ou pseudogestação pode acontecer quando a mulher tem muito receio de engravidar ou, ao contrário, possui um forte desejo de ter um filho. Ela apresenta os mesmos sintomas de uma gravidez comum, e pode demorar um pouco até ser detectada.
Os sintomas de gravidez psicológica são muito semelhantes aos de uma gravidez real. Isso acontece por conta do estímulo psicológico do hipotálamo e da hipófise, regiões do cérebro que geram um aumento de prolactina no sistema endócrino da mulher, resultando no aparecimento dos sintomas de uma gravidez verdadeira, porém sem a presença do bebê. Além disso, algumas mulheres chegam a "sentir" o movimento do bebê na barriga, o que na verdade é causado por contrações musculares desencadeadas pela ação de hormônios.
Os sintomas de gravidez psicológica são:
- enjoos
- tonturas
- menstruação atrasada
- dores e inchaço nas mamas
- produção de leite materno
- crescimento da barriga
Como é possível descobrir que a gravidez não é real? O único exame que consegue detectar se a gravidez é verdadeira ou não é a ultrassonografia, que consegue confirmar ou descartar por meio das imagens se há ou não um bebê dentro do útero da mulher. ≠
Saiba mais:
https://www.engravidar.blog.br/sintomas-de-gravidez-psicologica/