Em princípio, talvez isso não faça sentido, mas vamos lá. Acredito que há 50 anos atrás, em grandes metrópoles, realmente, o racismo era muito mais escancarado, apesar de hoje infelizmente, ainda existir muito.

Mas estou falando é do interior, do simplismo, onde todos se conheciam, todos levavam uma vida pacata, trabalhavam, se divertiam, sem preconceitos, um povo mais inocente e puro, sem observar as pessoas pela cor da pele, e sim pelo caráter. Bom, pelo menos é assim que meus entes, amigos mais velhos dizem, que depois da urbanização, o racismo apenas piorou.

É como uma vez ouvi falar:
''Ninguém nasce racista, o racismo é ensinado por outros seres humanos.''

Acredito realmente nessa frase, talvez nessas comunidades interioranas, o racismo realmente não havia chegado.

eles perguntam
15 13
elas respondem
anônima
02/12/2019 20h22
Não acho, esse povo simples costumam ser mais preconceituosos. Exemplo é uma bisa que tinha, minha mãe fala que ela não gostava de negro, fora uns velho humilde (de condição financeira) que eu sei.
anônima
21/12/2019 11h54
Não sei aonde...
Antigamente diziam que os negros eram bem mais humilhados...
15/08/2020 03h43
não acho, não mesmo
anônima
12/08/2020 11h21
Nem racismo tem hj
12/08/2020 09h02
Era bem maior, mas infelizmente antigamente o povo "comia e calava".

Agora comparado ao de antes nem é nada mm
anônima
25/06/2020 15h57
Meu pai conta que na cidade onde ele nasceu havia um clube onde negro não podia frequentar. E ainda tem gente que acha que o racismo hoje é pior. Hoje em dia se fala no assunto, se protesta, etc... Antigamente nada disso.
anônima
25/06/2020 16h23
há um debate maior sobre racismo hj. as pessoas conhecem opiniões de outras com a internet. a população aumentou. então, acho que tudo isso contribui para ''hoje ser pior''. eu tenho varios parentes que tem opinioes bem racistas, nao de falar que fulano é macaco, mas de achar que é menos inteligente, que tem problemas morais geneticos, coisas assim. acho q tudo depende tbm do contexto q vc ta. alguns podem dizer que racismo não existe e que nunca sofreu: ja vi um video de um cara negro falando isso.
anônima
25/06/2020 16h08
Era muito maior
21/12/2019 12h43
Não penso assim, minha vó por exemplo vem de origem humilde...do interior, mas é racista demais.

Já passei muita vergonha com os comentários dela sobre pessoas negras.
anônima
02/12/2019 20h41
Bom, há 50 anos atrás é em 1969, quase década de 70. Então o interior não era tão desatualizado assim. Existia rádio, existia carros. O povo do interior tinha que ir para as cidades fazer dinheiro e de lá trazia os preconceitos, ou o povo da cidade ia para o interior. Fora que o preconceito, que é próprio do ser humano, sempre terá alguém que se acha melhor que o outro e vai persuadir um grupo maior para oprimir o grupo menor que, na visão do preconceituosa, é inferior e merece ser tratado com desdém.

Enfim, não tem muita saída.
02/12/2019 21h31
Eu acho q o preconceito nasce por tudo q é considerado "diferente" por um grupo de pessoas...
Mas aí vai da cultura se realmente brota o preconceito ou a vontade de aprender cm o diferente
02/12/2019 20h18
Acho que depende muito das pessoas de uma região, de um tendência local. Não tenho idéia de como é (ou como era) no interior, com relação a isso. Aqui (em Manaus), fora os haitianos, é muito difícil encontrar alguém negro. Não é comum de se ver, e acaba chamando a atenção. Mesmo assim, eu percebi que quando era criança havia uma tendência de desprezar, falar mal abertamente dilma pessoa negra. Hoje em dia isso aqui parece que diminuiu. Ou as pessoas verdadeiramente racistas estão mais contidas.
02/12/2019 21h42
Meu amigo isso aí é utopia. O meu bisavô mesmo, pai da minha avó era altamente racista e morava no campo, ele passou muitas ideias preconceituosas pra os filhos incluindo a minha avó tbm... O preconceito era mil vezes pior há 50 anos atrás, pq não existiam esses direitos e essas políticas afirmativas que existem hoje.
anônima
02/12/2019 20h39
Sim, no interior mas creio que não era mesma coisa para a cidades grande.
eles respondem
02/12/2019 20h27
Eu entendo o que tu disse. Veja bem, sociologicamente o racismo (não o ato racista individual, isolado, que é ódio pessoal e tem raízes psíquicas e no caráter) é uma tendência das sociedades humanas, alimentado por ignorância e o ressentimentos. Nós melhoramos em termos de ignorância, embora o Brasil ainda um país muito atrasado na área educacional. Isso deve ter feito diminuir o poder do racismo sim.

Por outro lado, sociedades estáveis, bucólicas, como a que tu descreveu, também são muito menos suscetíveis aos ressentimentos, comparações, sensação de deslocamento e exclusão do que a sociedade urbana, moderna, capitalista. Na cidade há toda uma dinâmica de anonimato e massificação do indivíduo, e a disputa pela sobrevivência, ainda mais num país que tá sempre mal economicamente, é muito mais dura e inquietante nela.

Mas é claro, isso é só um pensamento abstrato, no fim quando se fala de racismo na internet a coisa fica mais rasa do que o cérebro da Geyse Arruda.
02/12/2019 20h19
Vc tá caindo na falácia do mito do Bom Selvagem de Rousseau.
Acorda.
02/12/2019 20h20
Eu acredito nessa frase sim. O racismo com certeza é algo 100 % culturalmente criado e sim, de fato, regiões urbanas são um antro de criação de todo tipo de ideologia, ou leia-se diarreia mental. O racismo é apenas uma dessas diarreias mentais, outros exemplos são marxismo, ideologia de gênero, gramscismo, enfim, toda uma sorte de pragas e excrementos de mentes absolutamente perturbadas.
02/12/2019 21h45
Justamente por ser ensinado e o povo ser menos esclarecido, era mais fortemente enraizado. Daí ideia de que certos comentários, brincadeiras e piada são inapropriados some mais facilmente em grandes cidades que em pequenas. Gay, negro, mulher divorciada, galera da macumba, eram muito mais segregados e falados. Meu avô não gostava, falava abertamente, tinha um ódio mortal, quase teve um derrame quando minha tia casou com um negro. E ainda dizia que "isso é o que acontece com quem vai pra capital, só aprende besteira!".

A percepção está errada. Enquanto nas grandes cidades a inclusão acompanhava o ritmo mais rápido do caminhar da sociedade, nas pequenas a herança racista demora bem mais a sumir.
02/12/2019 20h17
Interessante pergunta.
Meus avôs que eram descendentes de europeus sempre contam histórias de negros, índios, japoneses e até turcos aqui no Brasil.
Todos trabalhavam e viviam juntos sem problemas algum.

O racismo que tinha é que nenhum desses povos queriam se misturar, tipo um negro ter filho com um japones. Ou um turco ter filho com um europeu. Mas isso não era um racismo, era uma questão familiar pois eles eram bem unidos.
anônimo
02/12/2019 20h34
Racismo nunca existiu, o que existe é o "mimimi" e o vitimismo das minorias, o negro inventou o sistema escravista e só foi escravizado por que o indio é preguiçoso, novo era, novos tempos, aqui não tem espaço pra vitimismo.
anônimo
21/12/2019 12h34
Racismo tem há muito mais tempo.Era muito mais forte antes.Charles Darwin descreveu na sua vinda ao Brasil que as ofensas dirigidas aos negros eram tamanhas que ele não suportava.
21/12/2019 12h07
É a mesma coisa, 50 anos é um lapso temporal muito curto quando se trata de civilização humana. Estamos falando de duas gerações, isso se os seus pais lhe tiveram com 25 anos, ou três gerações, se contarmos os nossos avós. 50 anos atrás o homem estava pisando na lua com a Apollo 11, o AI-5 estava sendo assinado pela ditadura militar, os Beatles lançavam o álbum Abbey Road.

Questões que afetam diretamente o nosso cotidianamente. O programa espacial está a todo vapor com programas para voltar à Lua até 2030. O AI-5 está na boca do povo em decorrência de um governo autoritário. Os Beatles continuam mundialmente famosos.

Por que com o racismo seria diferente se não fizemos nenhuma grande reforma estruturante de inclusão que quebrasse esse ciclo? Nunca houve reforma agrária no país para conceder meios de sobrevivência aos libertos da escravidão que foram e são até hoje repelidos às margens das grandes malhas urbanas sem infraestrutura básica alguma.

E quando surgem algumas poucas políticas afirmativas para corrigir esses desvios históricos, a elite brasileira apronta-se ao golpe pois se sente "ameaçada". Sentimento oriundo de séculos de comodismo onde tudo é bem mais fácil aos que são brancos e classe média/ricos pois não precisam competir com o grosso da população brasileira que é mestiça/negra e não lhe é dada a oportunidade de competir de igual a igual com os filhos da classe média brasileira.

Sobre o quantitativo de racismo de hoje. Bem, isso é difícil de mensurar, a diferença é que em decorrência da hiper-exposição que a internet e a mobilidade telefônica nos permitiu, as pessoas escondem o racismo com medo de serem filmadas e expostas ao planeta. Então antigamente alguém era racista e ficava naquele círculo restrito de pessoas que presenciavam o ato. Hoje se alguém é racista, na hora o país inteiro fica sabendo, isso acaba mitigando a externalização do racismo, mas o racismo continua o mesmo.
anônimo
02/12/2019 21h46
O racismo continua da mesma forma. Só é mascarado em público.
Hoje foi ampliado para os pobres
anônimo
02/12/2019 21h34
Só na internet, pois há 50 anos ngm usava oaeuaei
anônimo
15/08/2020 02h32
Não, acho os locais interioranos ainda mais racistas e preconceituosos.
anônimo
02/12/2019 20h37
Depende, aqueles que tinham posses estavam em grandes metrópoles ou em fazendas adjacentes a rotas urbanas. O morador interiorano talvez não era atingido, pois a população característica economicamente era pobre, visto que muitos daqueles das diversas nações que vieram no grande êxodo eram pobres, conclua-se que a convivência miscigenada sem o fator econômico depreciando um certo grupo o racismo não era tão latente igual nas metrópoles.