o mais hilário da fomentada rivalidade emotiva futebolistica que chegou na política da: direita x esquerda é ver gente que se julga ''de direita'', mas se for dar uma avaliada a pessoa se encaixa mto mais em ideias mais a esquerda do espectro político e vice versa kk essa desinformação incentivada e institucionalizada apenas leva o país mais pro buraco.
anônima
05/12/2019 15h31
São lados opostos que se complementam ou deveriam se complementar de maneira equilibrada, o que chamamos de “social democracia” (mas que está longe de ser ideal).

Direita foca mais em liberdade.
Esquerda foca mais em igualdade.

O problema é que a extrema esquerda visa retirar toda a liberdade, incluindo a liberdade de mudar de lado, de opinar, de reclamar, de melhorar de vida etc.
eles respondem
anônimo
05/12/2019 13h33
Não. A Direita respeita a propriedade, as convenções e tradições.
A Esquerda defende o fim da sociedade construída até aqui e a reconstrução de uma "sociedade sem classes", sem propriedade alguma. Tudo e todos seriam do Estado, no Estado e para o Estado.
Fascismo e socialismo que o digam.
Sim, a Itália de Mussolini tem mais a ver com Cuba e China, do que com EUA, por exemplo.
Mesmo o nazismo. Que aliás, tem esse nome por causa do partido de Hitler: O Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães.
O Socialismo típico prega o extermínio na luta de classes; o nazismo prega o mesmo extermínio, mas nas lutas de raças. No fim, ambos querem alcançar um utópico comunismo. Ambas as ideologias bebem em Marx, que bebeu de Hegel.
A única forma de se ter liberdade, e de conseguir prosperidade, é com o livre mercado, defendido pela Direita: Da conservadora, á liberal.
votei em Nao
anônimo
04/12/2019 22h44
Não.
Direita é mais conservadora e que busca avanços de uma forma mais natural.
A Esquerda acha que os avanços passam por criações de leis que favoreçam isso.
Por definição é isso.
Na prática grupos de diversos interesse tentam se colocar de um lado ou do outro.
votei em Nao
05/12/2019 13h34
da mesma latrina
votei em Sim
anônimo
04/12/2019 23h00
Não, basicamente.

Direitista querem menos impostos pro rico poder gastar mais

A esquerda quer um estado forte com leis que protegem o trabalhador com maior distribuição de riquezas e justiça social.