1.68K  30/01/2020 12h36

Complexo de Fourier refere-se a uma forma extrema de igualitarismo na qual o indivíduo aceita, ou mesmo deseja, a pobreza geral, possivelmente até a miséria e a desnutrição, a fim de igualar o bem-estar de todos os membros da sociedade. A expressão foi cunhada pelo economista austríaco Ludwig von Mises, em seu livro Liberalism (1927), com base no nome do famoso socialista utópico francês Charles Fourier. Como a atitude descrita por Mises não está de acordo com a racionalidade materialista ou com a autopreservação, ele a equipara a uma neurose ou transtorno psicológico, geralmente ativado pela inveja e pelo ressentimento. Ainda segundo Mises, o complexo de Fourier incorpora um ponto de vista misantrópico que pode ser comparado à ética anti-humana defendida pelos mais radicais ambientalistas e comunistas, que podem ser levados muito além do ponto de beneficiar a espécie humana ou o próprio indivíduo.

eles perguntam
5 8
elas respondem
anônima
30/01/2020 12h34
O Marx nunca propôs divisão de pobreza, ou da miséria. Quero que você me mostre onde fala nos livros do Marx isso...

Quem disse para um rico: "Vai, vende tudo o que tem, divida com os pobres. Depois vem e me segue" foi outro comunistinha safado. Dica: começa com Je termina com sus.
30/01/2020 12h36
Mises não é aquele cara que naturaliza o racismo? Interessante.
anônima
30/01/2020 12h36
tá bom
anônima
06/12/2019 21h23
kkkk
anônima
30/01/2020 12h01
hum
eles respondem
anônimo
06/12/2019 16h41
Não perca tempo com nazistas, marxistas, comunistas... são irmãos bastardos, filhos do genocídio.
anônimo
06/12/2019 16h45
Nem vou ler mas pelo título concordo
06/12/2019 17h10
Fanatismo é doença, não importa o lado.
anônimo
06/12/2019 17h17
Marxistas, socialistas, comunistas, gramscistas, etc, são portadores de sérios distúrbios mentais, psicológicos e graves desvios comportamentais e morais.
Não é a toa que em muitos países, o comunismo e suas vertentes, são proibidos e considerados crimes.
anônimo
06/12/2019 19h25
Tem também o neoliberalismo que é complexo de vira-lata
06/12/2019 19h26
Não sou alinhado ao marxismo, esquerda, etc etc., mas um economista não tem nohau nenhum de definir uma doença psiquiátrica ou condição psicológica.
anônimo
06/12/2019 19h23
Só da a direita " anticomunista" do Brasil com discussões abstratas e infantis, mas vomos ver se vcs gostam mesmo de Mises, vomos ver até quando o pobre liberal vai se esconder atrás da" CLT fascista".
anônimo
06/12/2019 17h25
Obs