... E quero pedir conta, mas não quero cumprir o aviso prévio de 30 dias. Ou seja, quero pedir conta no dia 10/12 e dia 11/12 não ir trabalhar mais ( que seria o dia que eu trabalho.). Eu li a respeito e vi que quando é o empregado quem pede a conta, ele pode recusar o aviso prévio, mas terá que pagar por ele ao empregador. A minha dúvida é: Para quem trabalha em regime 12x36, pode recusar aviso prévio?

elas perguntam
2 3
eles respondem
anônimo
07/12/2019 13h27
Ninguém é obrigado a cumprir o aviso prévio.

O aviso prévio serve tanto para o empregado ter um período para encontrar outro emprego, quanto para o patrão arrumar outro empregado.

O seu patrão pode descontar um mês de salário seu, no momento do pagamento das verbas rescisórias, como indenização por vc não cumprir o aviso prévio.

Tente negociar com seu patrão, a dispensa sem aviso prévio indenizado, porém, normalmente, as empresas descontam um mês de salário, quando é o empregado que pede as contas e se recusa a cumprir o aviso.
anônimo
09/12/2019 10h46
O Brasil de hoje empregado não tem direitos.
elas respondem
07/12/2019 13h22
Vc tem outro em vista? Emprego tá tão difícil moça
08/12/2019 20h36
Nenhum empregado é obrigado a cumprir o aviso, porém você vai receber uma quantia rescisória bem menor.

Art. 491 da CLT: O empregado que durante o aviso prévio, cometer qualquer das faltas consideradas pelas leis como justas para a rescisão, perde o direito ao restante do respectivo prazo.

Art. 487 parágrafo 2 da CLT: A falta do aviso prévio por parte do empregado dá direito ao empregador descontar os salários correspondentes ao prazo respectivo.

Fora que o cálculo será feito com base nos últimos 12 meses trabalhados.
anônima
08/12/2019 21h12
Você pode recusar cumprir aviso prévio independente da tua carga horária, mas saiba que o valor da indenização que você terá que pagar é de um salário (bruto) ao seu empregador.