Sou uma pessoa muito intensa e acabo, sempre ao me comunicar, verbal ou não verbalmente, querendo transpassar aquilo que estou sentindo. Desde adolescente familiares diziam para eu não ser tão dura com as palavras, mas eu não via porque mudar pq eu queria que entendessem como eu me sentia. Só que agora tenho me analisado mais, e percebido que esse não é o tipo de comportamento que quero continuar cultivando. Como quebrar essa construção de anos e me tornar mais amena com as palavras e até, consequentemente, mais empática?

elas perguntam
4 3
eles respondem
15/12/2019 18h04
Quando for dizer algo que pode potencialmente ferir os sentimentos de alguém, pare. Se não souber o que pode ferir, continue falando normalmente e observe as reações comuns a certas coisas que você fala.
Agora que você sabe refrear suas palavras: nesse tempo em que você está escolhendo bem como falar o que você quer falar, tente amansar e baixar o tom de voz, de forma que fique mais submissivo. Imagine que está falando com um dos seus pais lhe dando bronca. Às vezes só mudar a forma como se fala é o suficiente. Se não for: troque as palavras de acusação por palavras que comuniquem como você se sente sobre o que a pessoa fez.
Ex.: "Eu fiquei triste porque você não dividiu o bolo comigo" no lugar de "Oh, fdp, tu não deixou nem um pedaço pra mim. Tu sempre faz isso"
É também importante aprender a não guardar ressentimentos. É um exercício constante. Quando você se ressente, está prejudicando o relacionamento com a pessoa e ferindo a si mesmo.
15/12/2019 18h17
Pense antes de falar, pense antes de agir. Dar foco aos seus sentimentos e aprender a conectar sua impulsividade a seus pensamentos, emoções e desejos pode ajudar você a ter maior controle sobre suas ações. A atenção mantém a certa distância dos impulsos, gerando a oportunidade de escolher se quer ou não agir de maneira impensada.

Quando notar um desejo, articule-o mentalmente antes de agir. Por exemplo: "Estou brava com o que o meu namorado acabou de falar e quero criticá-lo". Continue essa ideia com algo mais construtivo, como "Posso tentar me acalmar".

A atenção plena faz com que a pessoa se concentre no seu próprio interior. Assim, você pode demorar um pouco até passar a perceber o que acontece com seu corpo antes de agir impulsivamente. ≠
anônimo
15/12/2019 18h24
Eu sou assim quando me tiram do sério, falo o que estou sentindo e até o que não devia.
15/12/2019 18h28
Com o tempo tu aprende..
elas respondem
anônima
15/12/2019 18h49
Também não sei.
15/12/2019 18h14
Antes de falar, pense em como se sentiria se alguém dissesse o mesmo para você.
Tenha isso como exercício diário, aos poucos você consegue.
15/12/2019 18h31
Leia livros de psicologia ou autoajuda na área, há exercícios que vc pode fazer paulatinamente.
Ou pagar um especialista, não vejo necessidade.