Acho que só o fato de um aceitar o outro como é, e respeitar à opinião contrária um do outro, já ajuda muito à estabelecer uma convivência boa.
Mas tem muitas outras coisas também. Depende muito de cada relação. Se os dois tem planos para o futuro, como são esses planos, se vale à pena...
Mas na minha opinião, para o relacionamento ser saudável, o respeito é à base disso. Porquê é difícil alguém que respeite seu parceiro, Enganar, trair, mentir, fazer às coisas pelas costas sem consultar,etc.
Quando os dois dão o "braço à torcer" e deixa o ego e orgulho de lado, é certo que será saudável à relação. Por isso eu concordo com à frase: " Quando um não quer, dois não brigam.", e nesse caso quando os dois querem, porquê haveria brigas?
É claro, quando já estão em um "estado" avançado (casamento), é quase que impossível não haver discussões ou brigas. Por questões de " como distribuir às contas à serem pagas", Por exemplo. Às vezes acontece de uma ou outra dar uma atrasada, ou não... Mas como irão se comportar durante uma situação "crítica", só saberemos quando passarmos por dificuldades. Nessa hora iremos saber se é saudável ou não, à relação.
O amor é um dos fatores importantes para o relacionamento dar certo, tem que ter diálogo, respeito, compreensão, carinho, mas amar é se dedicar e estar disposto a fazer pelo outro(a) o que faríamos por nós, é ser menos egoista e saber equilibrar tempo para o parceiro(a), não pensando só na gente, um fazendo pelo outro! Amar é se dedicar e se dar de corpo e alma !