Nunca nos esquecemos das pessoas que tiveram um significado especial em algum momento das nossas vidas.
Mas o sentimento, a ausência, a falta (de carinho, companhia, sexo) vai sendo suprida pela nova e assim aquela pessoa do passado vai "se acomodando", de fato, no passado.
A gente pode amar verdadeiramente uma nova pessoa sim, porque não? Porém não dá para esqueçer os amores passados, porque querendo ou não cada amor que passou por sua vida deixou algum rasto de alegria, tristeza ou aprendizado que é impossível esquecer
Saindo do Cativeiro. Livro com estudos de caso de pessoas que transam com o atual pensando no anterior. Que nunca se esqueceu de um amor platônico. Já conheci uma família, que a viuva sempre colocava o prato do defunto à mesa. Quando o passado te impede de seguir em frente, é o caso de procurar um especialista, fazer terapias e tratar da espiritualidade.
Graças a Deus, lembrar do passado é estar livre de amnésia e Alzheimer. Todavia, a pessoa precisa seguir em frente e deixar de cultivar um amor platônico. Isso fará bem para todos.
Respondendo, ninguém esquece de ninguém. Apenas valorizamos mais um em relação a outro. É sábio cultivar o relacionamento com o atual e naturalmente construir um amor novo, sólido e sustentável.