Muito relativo... Depende da perspectiva. É muito fácil um casal se separar quando o "amor acabou" para ambos.
Agora, quando o amor acaba para um só, ou é terminado por conta de uma briga, um desentendimento ou uma decisão que parece ser infundada e ainda existe sentimento é muito difícil.
Não tem a ver com maturidade, controle, evolução, cada um procura a melhor maneira de seguir o seu caminho e colocar a sua cabeça no lugar para acomodar o seu luto, o seu sofrimento.
Eu me afasto, porque algo que não faz sentido para mim é "abrir mão" da relação havendo sentimento, depois que me separei tive dois relacionamentos e ambos foram terminados de forma impulsiva, indiferente, sem um diálogo claro. E por mais que gostasse delas, um relacionamento instável é tudo de que nã;o preciso. Quero alguém para a vida, que venha para ficar, e penso, inclusive nos meus filhos (muito mesmo) que já são muito carentes da presença e do afeto da mãe em se apegar a alguém e sofrer com a sua partida.
Dói, após tomar uma decisão baseado no que disse acima, ver a pessoa postando frases de tristeza, memes de fim de relacionamento, arrependimento, depois raiva... E por mais que eu a (ou as) tenha amado saber que essa relação não é, por mais qualidades que possuam, o relacionamento ideal que pretendo para mim, para estar perto de mim, para trazer para o seio da minha família.
Enfim, é isso.
Ao meu ver nenhuma dessas opçoes e sim pqe ter o número dela não o afeta.
Geralmente quem precisa excluir, bloquear, apagar a pessoa da vida é pq ainda sente algo e sabe que vê-la ali e não poder fazer nada vai machucar.
Poderia teoricamente ser tanto a primeira como a segunda opção, depende mais do cara e do estilo dele realmente. Alguns fariam isso por consideração à pessoa e vontade de manter contato, mas não no sentido sexual e romântico, mas mais por apreciar o jeito de ser da pessoa mesmo, uma coisa mais na pegada da amizade, já outros seria por ter vontade de tentar voltar, nesse caso geralmente é a mulher que vai ter terminado com o cara, se o cara terminou, é mais provável que seja o primeiro caso.