O que vocês acham que falta para sermos algo como países do norte europeu, Canadá, etc ? Claro que sei que não é um simples texto que vai conseguir explicar inteiramente a situação, mas qual é o principal ponto a ser revisto ?

Quando penso nisso, sempre me vem à cabeça Pitágoras, educação é fundamental para mim, mas não aquela educação baseada em conhecimento, digo aquela que ensine os valores necessários para se viver em sociedade.

Uma vez li o relato de alguém que morava nas favelas e convivia com essa realidade, ele cita dois amigos na época : O amigo 1, esse não tinha dinheiro, mas ao mesmo tempo, pai e mãe trabalhavam todos os dias para garantir a alimentação da família, nunca chegava a faltar, ainda que eles tivessem pouco. Já o amigo 2, esse não tinha pai e a mãe fazia o máximo para dar de comer aos filhos, mas nem sempre era possível e eles passavam, às vezes, dias sem se alimentar, então esse amigo tinha de faltar a escola para ajudar a mãe em casa, diferente do amigo 1, que ia à escola todos os dias e aprendia um mínimo que fosse. Para o amigo 1, nunca faltou nada material, já o amigo 2 não tinha, mesmo que trabalhasse por isso; adivinhem quem cometeu crimes ?
Os dois. O amigo 1, mesmo não precisando, viu a oportunidade de dinheiro fácil no mundo do tráfico e foi preso alguns anos depois; não viveu muito. Já o amigo 2, quando seus irmão estavam passando fome, foi pego roubando uma bolacha no supermercado; este conseguiu formar uma família depois e trabalha duro para que não falte nada em casa. Qual a diferença entre os dois ? O amigo 2 teve os valores que o ensinaram a não se meter no crime(seu único foi a bolacha), ainda que estivesse cercado todos os dias por essa realidade. Então, é com o amigo 1 que devemos nos preocupar, acredito. Devemos educar para que ele não ceda ao dinheiro fácil do roubo, do tráfico, etc. Casos como o do amigo 2 sempre vão existir, a pobreza é implacável, mas podemos mudar a situação do amigo 1.

eles perguntam
5 14
elas respondem
anônima
27/08/2020 21h24
Quando os Europeus invadiram o Brasil... foi ai que a palhaçada começou...
anônima
28/08/2020 08h11
Obs
anônima
03/01/2020 01h55
Concordo com você e acrescentaria mais alguns pontos...

Acho que a maior fator é a desigualdade social. Uma criança que nasceu na periferia e em meio a violência, ela provavelmente vai seguir o "efeito manada" daquele lugar ao longo dos anos.
A falta de acesso à educação e estruturas básicas de uma sociedade, faz com que ele tenha muito mais obstáculos para desenvolver uma vida digna do que pessoas que nascem em lugares mais privilegiados.
Provavelmente, essa pessoa vai agir de acordo com o ambiente em que ela vive, pois ela imagina que não tem saída e que esse é o melhor meio de se enquadrar na sociedade.

Claro que tudo há exceções e a estrutura familiar e ensinamentos "de berço" também tem um peso muito grande. Todavia, acredito mesmo que se todas as pessoas tivessem suas necessidades supridas de forma digna, haveria muito menos violência.

A pirâmide de Maslow mostra as necessidades básicas que todo ser humano precisa ter para um bom desenvolvimento.
https://ibb.co/7bHgkTr
02/01/2020 20h42
Nem sempre é o pobre que rouba, mas aqueles que nem precisam, mas não se contentam com o que tem.
Prender o ladrão de galinha é fácil, mas, e os assaltantes dos cofres públicos? Esses ninguém consegue por atrás das grades.
Enfim, a resposta a essa problemática passa por diferentes caminhos.
anônima
02/01/2020 20h01
Obs
eles respondem
anônimo
27/08/2020 21h58
O problema do país são as leis que favorecem os vagabundos e não favorecem os cidadãos de bem na minha opinião para resolver o problema da criminalidade é só matar o vagabundos ai as pessoa vão pensar duas vezes antes de entrar na vida do crime já que sabem que se entrarem vão morrer
02/01/2020 18h33
O tráfico de drogas é o pior. Fazemos fronteira com os maiores produtores da Terra e somos rota se exportação pra Europa. E isso não acabar nunca, estamos fudidos e mal pagos pra sempre.
anônimo
28/08/2020 08h16
Tinha que ser assim
+3 passagens pelo mesmo crime = pena de morte
anônimo
02/01/2020 18h22
cara é prendendo quem rouba muito e está dentro da lei isso sim, que a justiça não pega o brasileiro precisa ter coragem esse negócio de roubar bolacha nem merece comentário isso aí. Tem uns caras assim que já receberam punições desproporcionais de seguranças e da própria lei é absurdo.
28/08/2020 08h13
Educação sim
Mas desigualdade social também...
anônimo
27/08/2020 22h06
É um problema estrutural muito mais complexo do que parece
anônimo
27/08/2020 22h01
"O que vocês acham que falta para sermos algo como países do norte europeu, Canadá, etc ?"

Isso nunca vai acontecer, nunca. Isso aqui é um lixo e vai continuar sendo pelo resto da eternidade.
anônimo
27/08/2020 21h49
As leis e a desigualdade social contribuem para isso
27/08/2020 21h21
Corrupção....sempre
04/06/2020 13h11
Enquanto o brasileiro colocar a diversão e o futebol em primeiro lugar, tudo de mais necessário e fundamental para um país melhor ficará em último plano. Acredite! Com toda certeza do mundo, posso te garantir que Educação de qualidade é fundamental para um país se tornar de Primeiro Mundo. Uma coisa liga a outra. A má qualidade do ensino, deixa os alunos desinteressados, alunos desinteressados deixa o professor desmotivado a dar aula, a ignorância gera violência, seja falar palavrão, não ter modos, falar alto. Nas escolas não temos aulas de economia, etiqueta, como se comportar no trânsito, como lidar com as frustrações da vida ( o ideal seria em todas as escolas ter psicólogo para que o aluno pudesse resolver todos os seus problemas psicológicos como ansiedade, timidez, insegurança), como falar em público e por que não seguranças também? Igual em shoppings para que pudesse apartar qualquer briga nas escolas. Juro pra você que eu me sentia extremamente inseguro indo pra escola, no meu último dia do Ensino Médio parecia um sonho, não conseguia acreditar que eu ia me libertar de anos e anos de isolamento, vergonha, medo, humilhação, enfim...
03/01/2020 00h56
Leis arcaicas, salário não compatível com a função, melícia dentro dos partidos e um Brasil que presa o "jeitinho brasileiro"
anônimo
03/01/2020 00h55
Texto muito grande! Aguardando um filme
03/01/2020 00h53
A estrutura das leis do país favorece o crime, o cara sabe que não dá nada e se arrisca, assim como uma renda variável, você investe em uma ação que tem 90% de se fuder? Claro que não, assim pensa o criminoso. Ele sabe que se for pego no Brasil, existe uma lista interminável de recursos a recorrer, que o judiciário é lento, e que mesmo se for condenado, não dará muita coisa.

A impunidade é tão evidente que chega dar nojo quando "especialistas" e políticos de plantão ignoram tais fatos para pregar o "amor ao próximo" que todos sabemos que não passa de "amor de interesse próprio".

Como acabar com isso? A população tem que acordar e votar de acordo, com políticos que trabalhem firme, sem discursos demagogos e populistas, e quando o cara cometer um erro, puxar a orelha dele também.
02/01/2020 18h33
Acho que fazer uma lista de fórmulas mágicas para resolver um problema complexo é subestimar a situação. Claro que a solução passa pela valorização da educação, redução das desigualdades, mais oportunidades e condições dignas para todos. Mas implantar tudo isso passa por vários interesses de quem se beneficia das coisas hoje, ações políticas articuladas entre vários setores e vários governos. A ruptura é complexa.