Android, quando saiu o IPhone meu finado sócio (na produtora) comprou dois para nós nos USA, era uma merda tinha que focar fazendo jaikbreak tomei nojo de Apple.
Com o tempo e a alta do dólar e a crose ficou impossível manter equipamento Apple atualizado, hoje só tenho Windows. Na agência, meu sócio ainda é Apple maníaco, mas já estamos com máquinas Windows e não vamos renovar os Apples.
Android. Prezo pela liberdade. E tbm já programei para Android com o Android Studio. Estou mais habituado com ele. IOS, só usei em 2012 em um Ipod Touch 4g que adquiri na época pra usar na faculdade. Aparelho e sistema muito bonitos, mas péssimos em funcionalidades. A arquitetura do sistema não me agradou, na verdade só me fez passar raiva. Não sei oq mudou de lá pra cá. Mas não gosto de sistemas fechados.
Hoje em dia os 2 estão muito parecidos, e conforme avançam no tempo, vão ficar cada vez mais.
O Android só começou a ganhar forma e valer a pena depois da versão 6, marshmellow, porque as versões anteriores são bem porcarias e iOS ganha em disparada.
O problema do Android e sua má fama é porque muitos fabricantes fabricam celulares fracos e rodam o Android, sabendo que o mesmo costuma puxar mais memoria RAM do que o iOS. A vantagem do iOS é a leveza do sistema, fazendo com o que pouquíssima memoria RAM seja o suficiente para executar coisas complexas, além de leve é mais compatíveis com os apps por seguirem um padrão único, de uma única empresa, ao contrário do Android que pode mudar de fabricante para fabricante, (moto, samsung, lg etc.etc).
A galera quando compara, costuma pegar um moto g para comparar com um iPhone, o que é TOTALMENTE desproporcional, pois a Apple só fabrica celulares top de linha, eles não fabricam modelos intermediários/básicos. Portanto, você só pode comparar um iPhone com as marcas top de linha do mercado equivalente, como Samsung s10+, Xiaomi 9, Huawei P30 Pro, etc...etc.. Pegar um J8 e comparar com um iPhone é covardia.
Se você pegar um Android top de linha, verá que ele ganha fácil do iPhone em diversos fatores.