É triste e preocupante, existem vários fatores para explicar isso, desde a pressão social que o homem sofre de ser o provedor da casa ou seja sustentar a família enquanto a mulher cuida da casa e dos filhos, em momentos de crise econômica, desemprego ou dificuldade pode ser algo devastador para um homem. E a sociedade ainda reforça que o homem não deve chorar e nem demonstrar o que sente, porque é sinal de fracasso. Mulheres procuram mais apois psicológicos do que os homens, recebem mais apoio da família e amigos, por que? por causa do machismo que os homens ainda são vítimas.
Expectativas frustradas, sensação de não capacidade, não pertencimento por não ter/parecer/ser o que pedem que você seja atrelados ao fato de que mulheres tendem a procurar mais ajuda, inclusive quando se trata da saúde mental.
No Brasil as duas cresceram na verdade mas ainda sim são os homens que mais cometem, o porquê não sei mas imagino que esteja relacionado com todas as pressões que a sociedade coloca nos homens, na grande maioria delas ligado ao machismo. Com mulheres também acontece mas me parece que elas são mais abertas a procurar ajuda médica e além de refletirem melhor sobre si mesmas e seu papel na sociedade, levando a uma maior possibilidade de mudança.
Ah uns 6 anos atrás vi um gráfico relacionando a forma como os milenials cresceram e foram criados, com depressão e suicidio, alguns dados estão aparecendo e sendo confirmados agora. Pena que eu não salvei não época pra fazer um comparativo melhor. Mas é fato que aumentaram os suicidios sim.