Desde quando eu era criança sempre achei minha mãe meio triste, tanto que eu via uma semelhança nela com o ió (burro do ursinho Pooh). Últimamente a tristeza dela tem piorado tanto, sempre a vejo cabisbaixa, e ela nunca se abre com ninguém, as vezes se tocar em algum assunto sobre o casamento dela com meu pai acabam caindo algumas lágrimas, ela é casada com meu pai há vinte anos, e não é nem de longe uma das melhores relações, meu pai é alcoólatra e sempre que bebe acaba chegando em casa muito bravo, gritando com ela sem motivos (nunca chegou a bater), dificilmente tem sido carinhoso com os filhos e até mesmo com minha mãe, grita, reclama, exige demais de tudo. Minha mãe não trabalha só cuida dos filhos que fora eu são três, gêmeas de um ano e três meses e um menino de 12, eu não consegui emprego até agora, vou entrar na faculdade e não sei nenhuma alternativa que tire minha mãe dessa situação, já não aguento isso

elas perguntam
2 5
eles respondem
13/01/2020 11h40
Então, no momento a coisa está complicada com essas duas gêmeas de 1 ano e três meses. Mas o que deveria ser pensado, é que ela tem que criar coragem de se divorciar do seu pai, porque ele basicamente, além de ser um homem totalmente irresponsável para com a família e entregue ao vício, ainda tem essa questão de ficar agressivo ao encher muito a cara, e isso pode em algum momento trazer consequências mais graves, não apenas para a sua mãe, como para você, seu irmão, e ainda pior, suas irmãzinhas de um ano e três meses.

O ideal seria ela se divorciar do seu pai, e você poderia fazer o seguinte, ou ela também, dependendo do que ela saiba fazer em termos artesanais: você poderia tentar ser uma revendedora de produtos de beleza, como da marca natura ou outras que oferecem esse tipo de parceria, ou então se ela sabe fazer bons salgados edoces, pode produzir e você vender para ela, qualquer coisa que a torne menos dependente do seu pai e possa dar uma coragem maior a ela de decidir fazer o melhor para ela, se divorciar dele.

Mas o importante é ela em si criar coragem de fazer o que tem que fazer. A única outra opção que para mim está já totalmente fora de questão, seria se por algum milagre o seu pai tomasse consciência das merdas que está fazendo com sua mãe, parar de beber, tomar jeito, mas isso, não vai acontecer, então,sua mãe é que tem que criar coragem de fazer o que é necessário, que é se separar do seu pai.
13/01/2020 11h06
Cuida dos seus irmãos. E tenta levar ela pra sair o relacionamento do seu pai e da sua mãe,parece ser abusivo.
elas respondem
13/01/2020 11h03
Olha as crianças pra ela trabalhar já é um recomeço pra ela ter o próprio dinheiro, pq que seu pai é um traste isso já é bem claro.
13/01/2020 11h18
Se eu tivesse um marido desse, estaria como ela.
Tem homem que consegue acabar com a vida da mulher. Pior que a mulher fica sem forças para recomeçar, não consegue enxergar uma solução para o problema.
A sua mãe precisa resgatar a autoconfiança. Talvez o problema seja que ela gosta dele e o divórcio afetaria os filhos. Mas tem que pensar nela.
Tente conversar com ela, arrumem uma forma de ganharem dinheiro em casa mesmo. Eu mesma trabalho com doces e salgados. Mas dá para ser costureira, vender cosméticos ou roupas em casa. Basta querer sair da fossa. Se lamentar não é a saída.
Boa sorte aí para vcs :)
anônima
13/01/2020 11h28
O que vou te dizer é cruel mas real: Sua mãe escolheu esta vida, está com teu pai por que ela quer, por dependencia, carencia, comodismo total, de certa forma amor, se acostumou a esta relação. Se fosse uma mae de verdade, trataria de fazer algo para se separar e tirar os filhos deste inferno. Fácil falar? Não, mas não é dificil fazer.

As mulheres se acomodam ao sofrimento de uma forma tão enraizada, mas esquecem que tem filhos que vivem neste inferno, mais facil se acomodar e viver na merda do que lutar e mudar uma situação.
Não tem o que você pode fazer, se disser para ela se separar ela jamais fará isto. Então cuida o melhor possivel de você mesmo e da sua vida, trata de sair de casa.
13/01/2020 11h21
Nao tem muito o que vc possa fazer pra ajudar. Qual a tua idade?

Se vc ainda é de menor, se esforca na escola, ajuda na casa e a cuidar dos teus irmaos. Assim ela vai ter menos problemas, talvez ela até volte a trabalhar. Só de vc ser uma guria esforcada na escola, ja é uma alegria.
anônima
13/01/2020 11h45
Eu acho que por agr não tem muito o que fazer já que ela tem filhos pequenos. Tenta ver se na sua cidade tem aqlas casas que tem psicólogo gratuito e tenta levar ela. Seja uma boa filha e alivie um pouco o fardo que a sua mãe carrega. Estude e seja independente pra um dia poder cuidar dela.