*Quem for casado(a) pode dizer como é no seu lar, como vocês dividem as contas? Cada um fica responsável por determinada coisa? Tipo,
Esse mês você paga as contas de energia e água...
Não existe dinheiro de ninguém, existe o dinheiro do casal. Isso não tem nem discussão. Ela investe em renda fixa e eu em ações, é o máximo da nossa "divisão".
Há duas formas bem honestas de organizar isso: juntem os dinheiros em uma conta corrente única, paguem as despesas e façam acordos com as necessidades e os desejos individuais restantes.
Vejam a proporcionalidade da renda de ambos no cômputo total e dividam as contas do casal na mesma proporção. Cada um fica livre para fazer o que quiser depois.
Ou faça como eu fazia, saia pagando a porra toda com o meu dinheiro e depois pegava com ela se e quando precisasse. Minha ex mulher tinha muitos defeitos, mas a lide com a grana não era um deles, nunca tivemos problemas.
Até a partilha que ela quis embaçar no começo para tentar me demover do divórcio depois acabamos fazendo um acordo.
ganho 70% do orçamento do casal e dou 80% do valor dos meus ganhos na mão da mulher - ela dá 50% do seus rendimentos: administra as contas da casa. Tínhamos uma conta conjunta na qual eu depositava o valor todo mês, a qual também havia de ser feito um depósito mensal de 30% do valor do ativo da conta para uma outra conta conjunta para investimentos e renda fixa, sem a qual ninguém pode mexer, nem eu, nem ela nem o gerente, até tantos anos de rendimento.
Assim garanti o futuro da minha pequena filha, o meu futuro e o futuro da minha ex.
Os outros 20% que ganhava eu sempre poupei e gastei e gasto como bem quero.
Meu marido ganha X eu ganho Y a gente junta os salários e pagamos as coisas, gastamos juntos, compramos o que quisermos, isso é maravilhoso... o dinheiro dos dois é para os dois.