Tenho um trabalho pra apresentar na faculdade,é o meu primeiro trabalho de apresentar,porque antes eu sempre fugia dos trabalhos,até exame eu fiquei por não querer fazer os trabalhos de apresentar,acho os assuntos difíceis,tenho muita vergonha de ficar lá na frente falando,fora o fato daqueles colegas chatos que ficam contestando tudo que os outros falam,eu tenho um colega que eu detesto e ele faz isso,fica contestando tudo e ainda por cima se acha,eu quero controlar a vergonha e a raiva,vergonha de falar e a raiva pra não partir pra cima do meu colega.

elas perguntam
1 2
eles respondem
anônimo
26/04/2016 11h23
Sei como é isso... Penso que pode ser útil pensar que estão todos no mesmo barco, mesmo este perturbado que te enche. Procure controlar a respiração, respirar incorretamente pode atrapalhar entrecortando a fala dando aspecto de cansada ou de não saber o que diz. Preparação é tudo, treine bastante, estude o assunto e como vai expor, procure também prever possíveis perguntas, contestações, verifique fragilidades do assunto ou autor que vai expor, se possível verifique as criticas que existem...

Acho que é por aí, lamento não poder ajudar mais. Vamos ver o que dizem os outros usuários daqui.
elas respondem
anônima
26/04/2016 11h50
Papai é político e me disse pra quando esquecer de algo, devo repetir a última frase, porque aí não parece que você esqueceu, parece que está reforçando o que foi dito, e treinar antes do discurso ajuda tbm.
anônima
26/04/2016 11h19
Tente pensar que as pessoas que estão te assistindo sabem muito menos que você, talvez vc não se sinta tão vulnerável. Quanto à raiva, tem que controlar mesmo, respirar fundo etc