Resumidamente.

elas perguntam
6 0
eles respondem
anônimo
22/01/2020 07h51
Há várias correntes na esquerda e na direita, mas basicamente vamos à análise tupiniquim :

Esquerda : Defende o bem estar para um grupo maior de pessoas. Acredita nos objetivos elencados na CF, a exemplo de "Reduzir as desigualdades sociais e regionais" e acredita que o Estado tem papel fundamental nisso através de políticas públicas, incentivos e pensamento de tributos. Não necessariamente defende uma ampla carga tributária, mas sim repensar a forma de tributação, tendo impostos baseados mais na capacidade contributiva (renda, propriedade) do que impostos diretos. Quem ganha um pouco mais de 5mil e quem ganha 40mil paga, hoje, o mesmo percentual de IR o que naturalmente é injusto. E quem ganha 1 SM e quem ganha 80mil paga o mesmo imposto para comprar 1kg de feijão. Um redesenho de impostos seria mais justo segundo quem é de esquerda. Não é contra a propriedade privada, inclusive o próprio ordenamento jurídico a defende, ainda que pessoas digam que o Brasil é/era comunista/socialista. Quem é de esquerda enxerga que pessoas não partem do mesmo ponto, precisando-se que se diminuam essas desigualdades para que se possa falar em "meritocracia"

Direita : Prioriza o individual, acredita numa "meritocracia pura" negando que há indivíduos que não estão, naturalmente, partindo do mesmo ponto. Defendem que o Estado não deve interferir na economia, que ela deve ser guiada pela "mão invisível do mercado" mas, infelizmente, isso tem sido até a página 2. Comemoram o Estado interferindo no preço do combustível ou fazem como planos de Paulo Guedes para usarem recursos públicos para socorrerem bancos privados. Apesar de terem se travestido com camisas da CBF não podem ser considerados "mais nacionalistas" vide a defesa da venda de bens nacionais para outros países ou a supervalorização de símbolos de outros países como os EUA.

O centro raiz procura mesclar os dois.
17/01/2020 14h15
Esquerda - defende uma economia planificada e mais controlada pelo estado, defende mais impostos para suprir o assistencialismo estatal. Geralmente eles são socialmente liberais, defendem mais o coletivismo do que a individualidade. Costumam relativizar a propriedade privada. São a favor de qualquer movimento social em nome de uma suposta luta por supostos "direitos"

Direita - defende uma economia liberal, onde o direito individual se sobrepõe ao coletivismo, são totalmente a favor da propriedade privada. Pouco assistencialista, uma pessoa de direita acredita que o maior programa social é o trabalho e não verbas estatais tiradas de um e dado pra outro. Costumam ser mais nacionalistas, embora também haja governos de esquerda assim. Nem todo mundo de direita é cristão ou conservador, ser de direita está, na verdade, mais ligado a posição político e econômica do que a religiosidade.

O tal "centro" tenta mesclar partes de um com partes de outra.
anônimo
22/01/2020 04h49
Resposta bem simplória para que cada um se coloque no seu lugar.

Direita: Defende que a ordem político social se resolva cumprindo-se a lei atual e que o mercado por si só encontre as soluções dos problemas.

Esquerda: Defende que os problemas sociais sejam resolvido através da mão do estado com políticas e leis inclusivas.

Centro: Busca um meio termo .

Mas toda essa balela se acaba com o neoliberalismo.
22/01/2020 04h56
Esquerda = mais estado, trabalha pouco e parasita muito.
Direita = menos estado, trabalha um pouco mais e parasita um pouco menos.
Centro = o muro que divide os dois.
Para mim, são todos socialistas estatólatras que querem usar recursos alheios por meio de coerção para atender seus interesses.
Prefiro o anarcocapitalismo, afinal, imposto é roubo!
anônimo
17/01/2020 13h05
Direita conservadora: economia liberal, conservadora nos costumes
Direita libertária: economia liberal, liberal nos costumes
Esquerda conservadora: economia controlada, conservadora nos costumes
Esquerda liberal: economia controlada, liberal nos costumes

EDIT: Também tem aquela coisa escrachada que você vê numa social-democracia cristã, centro-esquerda na economia e conservador nos costumes
22/01/2020 09h38
A direita prioriza os aspectos é econômicos
A esquerda, os aspectos sócias.
O centro tenta conciliar ambos.