em muitos países do caribe a população negra era de 90% e mesmo assim aceitaram passivamente o dominio dos colonizadores brancos por séculos, a unica excessão talves tenha sido o haiti

oque explica isso?a doutrina /lavagem cerebral pela religião cristã ou simplesmente somos fracos?

eles perguntam
2 6
elas respondem
anônima
18/01/2020 23h30
A aceitação. Há pessoas que se acham fracas e por mais que anseie* por algo, como a liberdade, ela não vai atrás por não encontrar meios, ela se resigna a aquilo que lhe foi ensinado, ou aquilo que ela mesma colocou em sua mente dado ao ambiente em que cresceu. Outros que olham e ficam indignados, ou os que passam pela situação e são os "questionadores" são os que mudam. Há também o medo, a opressão que tem que enfrentarem. A subjugação. O medo da vingança que pode ser feita na família.
18/01/2020 23h30
Nunca houve aceitação passiva, acontece que a resistência foi pouco documentada e não é contada. Esse discurso de que os negros escravizados ficavam inertes é consequência do racismo e é uma das ferramentas pra mantê-lo.
eles respondem
18/01/2020 23h28
Maldita educação brasileira...

Escravidão estava na lei, a polícia, a justiça e o Estado garantiam ela. Não era questão de passividade. E muitos fugiam, ou cometiam suicídio, mas rebelião generalizada estava fora de questão. O Haiti era só uma ilhazinha de merda.

E os maiores heróis da abolição foram negros, com a exceção célebre e linda do Joaquim Nabuco. Pesquisa aí sobre Rebouças, José do Patrocínio e etc.
18/01/2020 23h24
"lavagem cerebral pela religião cristã "
Ue kkkkkk É cada abobrinha...
18/01/2020 23h25
Somos o que queremos ser, fortes ou fracos, depende da gente em evoluir
anônimo
18/01/2020 23h27
É uma pergunta de resposta difícil. Mas os negros lutavam sim. Os brancos eram armados e reprimiam com selvageria. Pelourinho era para isso. A capoeira foi uma luta inventada por negros que queriam disfarçar que treinavam para brigar. O fim da escravidão também foi uma luta dos próprios negros. Existiam os quilombos e várias formas de oposição a escravidão.
18/01/2020 23h31
nós não eramos nascidos nessa época, os motivos poderiam ser os mais variados, motivos que são desconhecidos até hj talvez, não gosto de teorias da conspiração, mas, isso parece fazer sentido pra mim, os negros tinham seus motivos pra não ''resistirem'' é o que acho.
18/01/2020 23h36
Na verdade, a escravidão era um meio antigo de dominação dos ricos aos mais pobres. Só depois de muito tempo associaram a escravidão a cor do indivíduo, mas o fato é que nunca olharam para o negro como escravo, pois antes dos negros, já haviam escravos brancos em outros países.

O que aconteceu é que como era tecnicamente "comum" a escravidão naquela época, países ricos exploravam os países mais pobres, os negros escravizam negros, e vendiam os próprios negros para outros países ricos para ganhar dinheiro, mas isso não tinha a ver com a cor e sim com o poder econômico. Conforme outros países foram ficando ricos, deixaram de comprar negros e passaram a traficá-los, ou seja, iam até a africa e outros países mais pobres obter pessoas para trabalhar forçadamente, isso era chamado de escravidão, ou trabalho forçado.

O fato é que depois de um tempo, tanto a Europa quanto o mundo inteiro, percebeu a merda que era o trabalho escravo e devagar foi abolindo aquilo. A América levou mais tempo do que a Europa para abolir a escravidão.

Em relação a luta pelo fim da escravidão, na verdade, há muitos brancos e negros que lutaram pelo fim da escravidão, não foram apenas os negros e muito menos apenas os brancos, foi uma luta conjunta de pessoas que viram a escravidão como uma forma de exploração desumana. Os quilombolas por exemplo, tentavam ganhar força no Brasil, sendo que a própria lei os tratava como bichos.

Mas o fato é que a escravidão não tem nada a ver com o racismo como alguns tentam associar, ser negro nunca foi o motivo pelo surgimento do trabalho escravo.

Inclusive, até hoje, em alguns lugares da África, alguns negros ainda são escravizados por outros negros, e não porque são negros, mas porque lá também tem os negros com dinheiro querendo ganhar dinheiro de pobrezinhos sem precisar pagar nada por isso.