Ouvi um comentário bem ácido e isso me desmotivou totalmente em um projeto que eu tinha. Confesso que já estava super insegura e isso só me fez me sentir pior.
Terapia de exposição. Eu to cansado de repetir sobre isso nos comentários, mas muita coisa se resolve só se expondo. Quando você anda num chão duro e áspero descalça, seu pé desenvolve uma crosta que te protege de se ferir. Quanto mais atrito, mais camadas se formam. Dá mesma forma funciona a resiliência emocional: passando por dores psicológicas, pouco a pouco elas param de importar.
Vale ressaltar que: você tem pouco controle sobre suas emoções. Mas tem total controle sobre a medida que vai tomar em relação àquela emoção. Então exercite agir humildemente quando perceber que está altiva
Na prática: É muito fácil fazer com que as pessoas não gostem de você. Comece a falar mais o que você pensa, sempre vai vir alguém pra se escandalizar com algo que cê disse e te ofender
Sério? A maturabilidade está ai do seu ladinho, é só abraçar ela.
Primeiramente, foco no seu projeto, ele é seu objetivo direto, não final e não imutável.
Você vai ouvir os comentários sobre ele e é ai que vai mostrar a sua capacidade de filtrar, se cabe ou não cabe, se vai melhorar ou vai piorar o seu projeto.
Comentários são como placas de sinalização, podem ser postas ali para te advertir ou pode ser um vândalo querendo saber se você realmente tá sabendo o que está fazendo.
Estão não olhe o comentário ácido na maldade, preste atenção, seja inteligente, talvez tenha algo escondido ali que você não está conseguindo ver.
Olha, voce vai se depar muito com isso na vida. O importante é voce aceitar ate os comentários ácidos e não só ficar muda e triste com eles. Digo aceitar no sentido dr que voce e nem suas ideias nunca vao ser 100% perfeitas pra todo mundo. Entao quando alguem vier com comentarios não construtivos, entenda que aquilo diz mais sobre a pessoa do que sobre voce.
Veja o conselho do Stan Lee quando o editor dele tentou matar a ideia dele:
Existe sim, é uma técnica milenar criada por monges chaulin, chama-se:
Mande todo mundo ir tomar no olho do COOL.
Quando alguém tentar te depreciar, lembre-se que eles também são comedores de arroz e feijão igual qualquer um, também cagam fedido, e também erram, e também vão apodrecer dentro de um caixão um dia.
O que falaram é bem o mindset que se deve ter.
Mas uma técnica que eu vi numa palestra é não rejeitar o comentário. Confronte ele com a sua consciência, reflita se aquilo que foi dito faz algum sentido, caso não, só deixe o pensamento para lá. Quando você rejeita, o seu cérebro considera aquilo como algo importante e lembra constantemente daquilo.